24.2 C
Sintra
Quarta-feira, Outubro 5, 2022
Início Municípios Odivelas Novo Parque da Cidade de Odivelas previsto abrir em 2023

Novo Parque da Cidade de Odivelas previsto abrir em 2023

Com 8 hectares, piscinas, zona de restauração, grande palco para eventos, lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento

PUB

Com 8 hectares, o Novo Parque da Cidade irá nascer nas imediações do Mosteiro de Odivelas. Piscinas, zona de restauração, grande palco para eventos, lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento são algumas das valências do espaço.

Projetado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino, tem como princípio fundamental a conservação da identidade e do património histórico daquele espaço, que remonta ao século XIII.

Assim, existiu o cuidado de preservar elementos já existentes, como a grande pérgula que atravessa todo o parque, adaptando a paisagem às novas componentes lúdicas, de saúde e bem-estar e potenciando a presença da água neste território com benefícios ambientais e estéticos.

O Novo Parque da Cidade irá contar com:

  • 3 grandes portas e uma entrada pedonal – que encaminharão para a Praça Central.
  • Claustro das Artes – Praça Central que contará com um edifício que será um local de encontro com as artes e os artistas, de forma a reforçar a ligação histórica e artística ao Mosteiro de Odivelas.
  • Mata do Rei – ambiente naturalizado com grande herança histórica, servirá como zona de passeio e prática de exercício físico.
  • Vale – no término de um grande relvado, será construído um riacho com cascatas e um lago que, para além dos benefícios ambientais, permitirá aproveitar as águas subterrâneas para a rega do parque.
  • Passadiços e anfiteatro sobre a água – Ao longo do lago teremos um percurso em passadiço suspenso e à borda do lago existirão vários degraus que formarão um anfiteatro sobre a água.
  • Piscinas Municipais – a Piscina já existente será recuperada, estando projetada a construção de uma mais pequena para crianças, com zona de apoio de balneários e um café/esplanada.
  • Jardim da Princesa – trata-se de um dos locais mais emblemáticos para quem vivenciou o Mosteiro. A requalificação irá valorizar os seus elementos históricos, nomeadamente o pequeno templo e o tanque de rega com os seus ornamentos do século XXVIII. Este jardim terá um carater mais intimista e romântico e contará com uma entrada pedonal que permitirá um rápido acesso à Praça da Comida.
  • Talude – na outra margem teremos um talude panorâmico que será uma continuidade do Parque com os seus anfiteatros naturais, passeios pedonais e outros recantos de contemplação.
  • Grande Palco – Na zona Norte do grande relvado será construído um grande palco de 400 m2 com bancadas. Dado o seu carácter polivalente poderá receber espetáculos mais intimistas ou grandes eventos para milhares de pessoas.
  • Praça da Comida e Zona de Piquenique – Praça de 2.500 m2 dedicada à restauração, com vários cafés e restaurantes, e uma zona com um conjunto de grandes árvores que será dedicado a espaço de piquenique.
  • Parque Infantil – Ocupando um socalco natural existente, será o local de eleição dos mais pequenos. Junto à Praça da Comida, será possível disfrutar deste espaço, conciliando a observação das crianças no parque infantil.
  • Estacionamento – 435 lugares de estacionamento de apoio.

O Município de Odivelas estima um investimento aproximado de 11 milhões de euros, com apoio de candidaturas a fundos nacionais e comunitários, e aponta a conclusão das obras para o final de 2023.

A denominação do Parque da Cidade nascerá de um futuro concurso de ideias, lançado pela autarquia, junto dos munícipes.

- PUB -

EM DESTAQUE