20.7 C
Sintra
Quarta-feira, Outubro 5, 2022
Início Portugal Maioria dos alojamentos tem mais de 100 m²

Maioria dos alojamentos tem mais de 100 m²

Existem em Portugal continental 2 027 577 alojamentos familiares clássicos de residência habitual com mais de 100 m 2 de área útil

PUB

De acordo com os dados provisórios dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua análise Atlas Social de Portugal, existem em Portugal continental 2 027 577 alojamentos familiares clássicos de residência habitual com mais de 100 m 2 de área útil.

Este valor representa 51.2% do total de alojamentos familiares clássicos de residência habitual (que ascende a perto de 4 milhões).

Esta proporção de alojamentos de maior área útil regista diferenças importantes no território. A análise do mapa mostra como o rio Tejo se apresenta quase como uma “barreira” natural para distinguir os concelhos com alojamentos de maior área útil (a norte) dos que têm menor área útil (a sul).

É, contudo, um concelho alentejano o que apresenta maior proporção de alojamentos com maior área útil: em Mourão 77.9% destes alojamentos têm mais de 100 m 2. Em Oliveira do Bairro e Miranda do Douro essa proporção atinge os 74% e em 10 outros concelhos também supera os 70%.

Pelo contrário, o concelho de Amadora é o que apresenta uma menor proporção de alojamentos com maior área útil: apenas 24.7% dos seus alojamentos têm mais de 100 m 2. Nos concelhos de Moita e Barreiro este valor situa-se nos 30% e em 9 outros concelhos não atinge os 40%.

Nos 278 concelhos do Continente, os alojamentos com mais de 100 m 2 são maioritários em 220 concelhos, enquanto em 56 concelhos não atingem 50% do total. Em Marvão e Alijó existe o mesmo número de alojamentos acima ou abaixo desta área útil.

O Atlas Social 2021 é uma análise realizada pela Marktest com base em informação produzida pelas entidades oficiais e pelas empresas do Grupo Marktest e pretende contribuir para um melhor conhecimento da estrutura demográfica e social dos concelhos de Portugal Continental.

Conta com informação sobre a estrutura de classes sociais por concelho, para cujo cálculo se utilizou uma base de cerca de 366 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest entre os anos de 2018 e 2021. Foram ainda integrados dados demográficos e sociais produzidos pelo INE e outras fontes oficiais ao nível do concelho, assim permitindo uma melhor visão sobre o território nacional.

- PUB -

EM DESTAQUE