20.5 C
Sintra
Segunda-feira, Junho 27, 2022
Início Municípios Loures LouresJazz’22

LouresJazz’22

Segunda edição do festival LouresJazz no Pavilhão Paz e Amizade de 8 a 10 de julho

PUB

Nos dias 8, 9 e 10 de julho o Município de Loures vai acolher a segunda edição do festival LouresJazz, que terá lugar no Pavilhão Paz e Amizade.

Organizado pela Câmara Municipal de Loures, com produção da Clave na Mão, o Pavilhão Paz e Amizade irá receber, nos dias 8, 9 e 10 de julho, três concertos, com um programa composto inteiramente por músicos portugueses.

Na primeira noite sobe ao palco o trio Sul, que ainda este ano terá o seu disco de estreia, composto por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Bernardo Moreira no contrabaixo e Luís Figueiredo no piano. Estes três músicos, com grande atividade na cena musical portuguesa, trazem para o universo do jazz alguma da música feita em português, cruzando géneros e linguagens, e fazendo da guitarra portuguesa mais um elemento de improvisação.

Na segunda noite, espaço para “O que já importa”, de Afonso Pais, um conjunto de temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível. Ao lado da guitarra de Afonso Pais, três vozes em coro (João Neves, Nazaré da Silva e Maria Luísa) e mais dois instrumentos: João Hasselberg, no baixo, e João Pereira, na bateria.

Por fim, no final da tarde do dia 10, apresenta-se o Pedro Moreira Quinteto, nova formação do saxofonista português, que com o seu Sax Ensemble foi distinguido com o Prémio RTP/Festa do Jazz para músico do ano de 2021.

Para além dos três concertos, o LouresJazz aposta num programa paralelo, que inclui uma formação para músicos locais, por César Cardoso e Pedro Nobre, que culminará com um concerto na manhã do dia 10 de julho, uma exposição de fotografias da edição de 2021 e uma conversa sobre Portugal e o Jazz.

A colaboração iniciada com o Hot Clube de Portugal na primeira edição do LouresJazz terá continuidade com três concertos de combos de alunos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, no Castelo de Pirescouxe, nos dias 18 e 25 de junho e 2 de julho, sempre às 19h30.

Todos os concertos são de entrada livre, sujeita à lotação da sala.

- PUB -

EM DESTAQUE

Parques e Jardins da cidade da Amadora

Com o bom tempo à porta, o calor chama para os passeios, para as caminhadas, para o exercício físico e para o...

Grupo Anti Contrafação no Instagram

O Grupo Anti Contrafação (GAC), que congrega as entidades com competência multidisciplinar no combate à contrafação, lança hoje uma conta no Instagram.

Feira Rural de Torres Vedras

A Feira Rural está de volta ao centro da cidade de Torres Vedras com uma nova imagem que une o rural e...

Roteiro da Justiça vai percorrer várias regiões do país

Tribunais, registos, estabelecimentos prisionais e investigação criminal são as várias dimensões dos serviços prestados na área da justiça abrangidos pelo programa “Roteiro...