14.2 C
Sintra
Segunda-feira, Maio 23, 2022
Início RTP Ensina O Milagre das Vacinas

O Milagre das Vacinas

As vacinas conferem imunidade para uma doença em particular e são o método mais eficaz para prevenir doenças infeciosas

PUB

A varíola é a primeira doença a ser combatida por uma vacina, ainda no século XVIII. Conhecemos os vírus, o ADN, e com a tecnologia travámos, durante o século XX, a poliomielite, a raiva, o sarampo entre muitas outras doenças. A mais recente vacina, para a Covid-19, foi alcançada em tempo recorde, durante a primeira pandemia do século XXI.

Edward Jenner fez a primeira vacinação da história: em 1798, a inoculação contra a varíola que, ainda assim, leva quase 200 anos até se tornar a única doença erradicada da face da Terra – em 1980, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O que parecia um milagre não foi imediatamente aceite em boa parte do mundo, pois foi visto como um desafio da ciência aos desígnios divinos.

As vacinas conferem imunidade para uma doença em particular e são o método mais eficaz para prevenir doenças infeciosas. Uma fórmula que é permanentemente aprimorada pela tecnologia, tendo por base a evolução científica, e que se tornou responsável pelo controlo de doenças como a poliomielite, o tétano, o sarampo ou a gripe, entre muitas outras.

Até hoje, investigadores e cientistas não desistiram de encontrar uma vacina para o HIV ou para o cancro. Mas o caminho ainda sem sucesso percorrido nessa busca revelou-se uma vantagem para, em tempo relâmpago, ser conseguida uma vacina para a Covid19 – a doença que provocou a primeira quarentena mundial.

SourceRTP
- PUB -

EM DESTAQUE