14.2 C
Sintra
Segunda-feira, Maio 23, 2022
Início Portugal Balcão Único do Prédio (BUPi) presente em 127 municípios

Balcão Único do Prédio (BUPi) presente em 127 municípios

Balcão Único do Prédio (BUPi) está presente em 127 municípios

PUB

O Balcão Único do Prédio (BUPi) está presente em 127 municípios, depois da recente adesão, de Alijó, Baião, Miranda do Douro, Ponte da Barca, Vale de Cambra, Vieira do Minho e Vila Flor.

Com estas entradas, a plataforma que potencia o conhecimento do território cobre uma área de cerca de 33,8 mil km2, com quase 3,9 milhões de habitantes. Também aqui se localizam 7,5 milhões de matrizes rústicas, existindo aproximadamente 2,5 milhões de prédios registados.

O BUPi está assim cada vez mais perto de marcar presença nos 141 municípios, dos quais 138 se candidataram ao financiamento dos Programas Operacionais Centro e Norte. Ainda assim, o objetivo é chegar aos mais de 150 municípios do Continente que não dispõem de cadastro geométrico de propriedade rústica. Nestes concelhos, a identificação das propriedades rústicas é feita através do BUPi, mas a plataforma também atua nos restantes municípios do país, permitindo que o registo dos terrenos seja feito de forma gratuita.

Este projeto é essencial para a implementação do Número de Identificação do Prédio (NIP), um identificador numérico que permitirá agregar, num único documento, toda a informação sobre a caraterização dos prédios e seus titulares. Para isso, é essencial o contributo dos proprietários, que, ao identificarem os seus terrenos, permitem um conhecimento cada vez mais abrangente do território.

BUPi: https://bupi.gov.pt/

- PUB -

EM DESTAQUE