A Câmara Municipal aprovou por unanimidade um protocolo com a Associação de Caçadores de Arruda dos Vinhos que visa o controlo da população de espécies cinegéticas, que sendo em excesso, constituem um perigo para a saúde pública e para a propriedade agrícola.
O protocolo aprovado tem como objeto apoiar ações de âmbito municipal que conduzam a um maior controlo das populações de javalis face à necessidade de continuar a realização de medidas para controlo de efetivos populacionais desta espécie.
A Câmara Municipal, no âmbito do referido protocolo, compromete-se com a atribuição de um apoio financeiro à Associação de Caçadores e estes, pelo seu lado, comprometem-se a organizar em parceria com as demais associações de caça com jurisdição no Concelho, ações de caça pelos processos de montaria e esperas, nomeadamente para o controlo da população de javalis de acordo com os critérios em vigor por parte do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Compromete-se ainda esta Associação a apresentar relatórios relativos às ações desenvolvidas e respetivos relatórios.
Esta é mais uma tentativa por parte da Câmara Municipal de controlar esta “praga” que muitos danos têm causado, especialmente nas propriedades agrícolas.