18.1 C
Sintra
Domingo, Junho 26, 2022
Início Municípios Sobral de Monte Agraço Sobral de Monte Agraço integrado nas rotas ibéricas

Sobral de Monte Agraço integrado nas rotas ibéricas

É uma ação que visa proteger e valorizar o património cultural e natural das Invasões Francesas e da Guerra Peninsular

PUB

Recentemente foi colocada, na praceta 25 de abril, sinalética que indica a inclusão do património das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, nas Rotas de Wellington e da Terceira Invasão, duas das sete rotas transfronteiriças, criadas ao abrigo do projeto NAPOCTEP – Rotas Napoleónicas por Espanha e Portugal, apoiado pelo programa Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP).

Esta é uma ação, entre muitas outras, que está a ser desenvolvida através de um trabalho em rede que visa proteger e valorizar o património cultural e natural das Invasões Francesas e da Guerra Peninsular enquanto eixo de desenvolvimento de uma região. Para esse efeito diferentes rotas de um itinerário comum foram projetadas com a colaboração de outros agentes, empresas e entidades do setor.

O objetivo final será acrescentar valor ao património histórico, criar um produto turístico reconhecido, integrando diversos agentes do território de modo a unificar uma marca, sinalética e marketing, que permita, no futuro, comercializar o produto nos mercados nacionais e internacionais.

O NAPOCTEP está a ser executado por um consórcio de 8 entidades beneficiárias: CIM-RC (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), CIM-BSE (Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela), TCP (Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, RHLT (Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), SIGLO (Fundação Siglo para o Turismo e Artes de Castela e Leão. Department of Culture e Tourism. Junta de Castela e Leão), FSMRPH (Fundação Santa Maria a Real do Património Histórico), FINNOVA (Fundação Delegação da Fundação Finnova e SEGITTUR (Sociedade Comercial Estadual para Gestão Inovação e Tecnologias Turísticas, S.A.M.P. Ministry of Energy, Tourism and Digital Agenda. State Secretariat for Tourism).

- PUB -

EM DESTAQUE

Festival do Caracol Saloio 2022

O Festival do Caracol Saloio vai decorrer este ano entre 30 de junho e 17 de julho, no Parque Verde do LoureShopping,...

LouresJazz’22

Nos dias 8, 9 e 10 de julho o Município de Loures vai acolher a segunda edição do festival LouresJazz, que terá lugar no...

Metade dos fumadores pertence à Geração X

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2021, em um milhão e 274 mil o número de indivíduos que...

WASTE4BAG

Local: Foz do Sizandro Esta atividade integra o programa Onda de Verão Quanto vale o lixo marinho? Em...