18.1 C
Sintra
Domingo, Junho 26, 2022
Início Portugal Seca irreversível em Portugal pode tornar a água mais cara se nada...

Seca irreversível em Portugal pode tornar a água mais cara se nada for feito

O país já está em situação de stress hídrico

PUB

Portugal tem de melhorar a eficiência do uso de água para se conseguir adaptar às mudanças irreversíveis provocadas pelo aquecimento global.

Um estudo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mostra um país já em situação de stress hídrico, numa altura em que se mergulha a fundo na fase de transição energética na tentativa de alterar comportamentos e modelos de negócio para realidades mais sustentáveis, na tentativa de abrandar as mudanças que ameaçam a subsistência do planeta que conhecemos.

O aumento da temperatura média é real, já se faz sentir, por exemplo, no degelo dos polos e de glaciares, e em fenómenos climáticos como os incêndios florestais de Pedrógão Grande, em 2017, ou na série de tornados fora da época da última sexta-feira na região centro-oeste dos Estados Unidos.

Em conversa com a Euronews, Rodrigo Proença de Oliveira, o autor do estudo encomendado pela APA a pedido do ministro do Ambiente, antecipa a urgência de gerir o impacto de um irreversível agravamento da seca no país e o consequente aumento do valor da água em algumas zonas mais afetadas de Portugal.

“É possível utilizar algo que está na lei portuguesa e que nunca foi utilizado: afetar a taxa de recursos hídricos a um factor de escassez, que neste momento é de 1 para todo o país, mas que pode ser distinto de uma zona do país para outra”, defendeu o engenheiro civil doutorado em Ambiente e professor do Instituto Superior Técnico.

Artigo completo Euronews

- PUB -

EM DESTAQUE

Feira Rural de Torres Vedras

A Feira Rural está de volta ao centro da cidade de Torres Vedras com uma nova imagem que une o rural e...

Grupo Anti Contrafação no Instagram

O Grupo Anti Contrafação (GAC), que congrega as entidades com competência multidisciplinar no combate à contrafação, lança hoje uma conta no Instagram.

Metade dos fumadores pertence à Geração X

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2021, em um milhão e 274 mil o número de indivíduos que...

Agroaruil – Feira Agrícola da Região Saloia de Sintra 2022

Sintra recebeu a 4ª edição da Agroaruil, nos dias 18 e 19 de junho, em Aruil, na União de Freguesias de Almargem...