11.5 C
Sintra
Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
Início Portugal Um em cada cinco utilizadores abandonou alguma rede social

Um em cada cinco utilizadores abandonou alguma rede social

A falta de interesse foi o principal motivo apontado pelos inquiridos (36.8%) para justificar a decisão de abandonar redes sociais

PUB

De acordo com os dados do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais da Marktest, 19.6% dos utilizadores referem ter abandonado alguma rede nos últimos 12 meses.

Este indicador mostra uma tendência de relativo abrandamento nos últimos anos, sendo cerca de metade do valor encontrado em 2012 (39.1%), quando colocámos pela primeira vez esta questão em estudo.

A taxa de abandono de redes sociais tem, contudo, variações importantes entre os vários segmentos da população, sobretudo quando analisada a idade. Entre os mais jovens, sobe para os 34.3%.

Questionados sobre que redes abandonaram, a maioria indicou o Facebook (26.0% dos que referiram ter deixado alguma rede) e logo a seguir o Snapchat (25.2%).

A falta de interesse foi o principal motivo apontado pelos inquiridos (36.8%) para justificar a decisão de abandonar redes sociais. A falta de tempo e o pouco uso que já antes davam às redes sociais abandonadas foram outras das razões mais referidas.

A análise realizada teve como base os resultados de 2021 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com idade entre 15 e 64 anos utilizadores de redes sociais.Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.

A informação foi recolhida através de uma entrevista online, realizada entre os dias 1 e 14 de julho de 2021, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.

- PUB -

EM DESTAQUE