11.6 C
Sintra
Domingo, Dezembro 5, 2021
Início Agenda Festivais 15.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

15.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival

LEFFEST - Lisbon & Sintra Film, de 10 a 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

PUB

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe a exibição dos filmes “Aferim”, “Asako I & II” e “O Piano”, no dia 11 de novembro, inseridos na programação da 15.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival.

O filme “Aferim!”, de Radu Jude, será transmitido pelas 15h00. Realizado em 2015 ganhou diversos prémios, nomeadamente no Festival de Berlim 2015, com o Leão de Prata para Melhor Realizador; Prémios do Cinema Europeu 2015, como Melhor Argumentista Europeu, e IndieLisboa 2015, com o Grande Prémio de Longa Metragem “Cidade de Lisboa”.

Na Roménia do século XIX, o polícia Costandin é contratado por um homem nobre para encontrar um escravo cigano que se encontra em fuga. Acompanhado pelo filho, Costandin atravessa o país em busca do foragido.

Posteriormente, às 18h00, será exibido o filme “Asako I & II”, de Ryûsuke Hamaguchi, criado em 2018 e indicado para a Seleção Oficial em Competição do Festival de Cannes em 2018.

Asako mora em Osaka e apaixona-se por Baku, um ‘espírito-livre’. Um dia, Baku desaparece inexplicavelmente, deixando Asako destroçada. Dois anos passaram: Asako vive, agora, em Tóquio e conhece Ryohei, que se parece com Baku, apesar de ter uma personalidade completamente diferente. Tudo parece perfeito até ao dia em que Baku reaparece, confrontando Asako com sentimentos antigos.

Por fim, pelas 21h30, será possível assistir ao filme “O Piano”, de Jane Campion. Realizado em 1993, “O Piano” é detentor de diversos galardões, nomeadamente: três Óscares para Melhor Atriz Principal (Holly Hunter), Melhor, Atriz Secundária (Anna Paquin) e Melhor Argumento Original (Jane Campion), no Festival de Cannes, com Palma d’Ouro e Melhor Atriz (Holly Hunter), Globos de Ouro para Melhor Atriz Dramática (Holly Hunter) e BAFTA para a Atriz (Holly Hunter), Guarda-Roupa e Design de Produção.

“O Piano” foi um filme que surpreendeu a vários níveis. Era à partida o cavalo em que ninguém apostava para ganhar a corrida, mas esta história de uma mulher escocesa muda, interpretada por Holly Hunter, que, no século XIX, é enviada para a Nova Zelândia juntamente com a filha e um estimado piano para um casamento arranjado com um fazendeiro rico depressa se tornou um fenómeno ao conquistar plateias por todo o mundo e numerosíssimos prémios.

O melhor da sétima arte está de regresso a Sintra com o LEFFEST – Lisbon & Sintra Film, de 10 a 21 de novembro, este ano com destaque pela celebração da Cultura Rom em todas as suas expressões artísticas.

- PUB -

EM DESTAQUE