15.8 C
Sintra
Terça-feira, Setembro 28, 2021
Início Notícias Ambiente Sintra aprova protocolo para criação de Área Marinha Protegida

Sintra aprova protocolo para criação de Área Marinha Protegida

Até ao ano de 2030 pelo menos 30% da área terrestre e 30% da área marinha da União Europeia deve ser protegida

PUB

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o projeto para a criação de uma Área Marinha Protegida (AMP), através de um protocolo com a Fundação Oceano Azul e os Municípios de Cascais e Mafra.

Com este protocolo pretende-se fomentar a criação de uma Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC), efetuando a avaliação de interesse e identificação de valores naturais e promovendo a realização de estudos de base e suporte, de forma a preparar e implementar o processo participativo.

A região marinha do Município de Sintra, em conjunto com os Municípios de Mafra e Cascais, apresenta um enorme valor natural em toda a zona costeira e encerra valores naturais marinhos de grande interesse.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “é importante aprofundar o conhecimento científico sobre os valores, as atividades socioeconómicas e os mecanismos de proteção dessas áreas, pelo que este não pode deixar de ser um objetivo que se coloca até a nível nacional.”

De acordo com a Estratégia da U.E. para a Biodiversidade, pelo menos 30% da área terrestre e 30% da área marinha da União Europeia deveria ser protegida, até ao ano de 2030 o que representa um aumento de 19% de área marinha a proteger.

Neste momento em Portugal existem 71 Áreas Marinhas Protegidas, o que corresponde a apenas 1% do mar nacional.

- PUB -

EM DESTAQUE

Quinta da Ribafria recebe 16.º Encontro de Alternativas em Sintra

Tempo de Agir é o mote para o 16.º Encontro de Alternativas em Sintra, que tem lugar de 1 a 3 de...

Dia Mundial do Turismo – Peddy-Paper “Ser Turista na minha Vila”

Percurso turístico Circuito da Vila. A prova é constituída por perguntas de observação, cultura local e tarefas relacionadas com os locais de...

Testado comboio movido a hidrogénio em França

O primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio foi testado em França. A ideia do governo é que nos próximos dois anos...

Mais de 5 milhões de consumidores de gelados

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga de julho de 2021, em 5 276 mil o número de indivíduos que referem ter consumido...