14.3 C
Sintra
Sexta-feira, Outubro 22, 2021
Início Municípios Amadora Município da Amadora promove apoios e respostas sociais aos munícipes

Município da Amadora promove apoios e respostas sociais aos munícipes

Serviços e respostas aos munícipes, ao nível da intervenção social, promovendo a coesão social, a inovação e o desenvolvimento social local.

PUB
A Câmara Municipal da Amadora tem vindo a diversificar os seus serviços e respostas aos munícipes, ao nível da intervenção social, promovendo a coesão social, a inovação e o desenvolvimento social local.

No âmbito dos apoios à comunidade, conheça aqui alguns dos projetos existentes: 

Sistema de Atendimento e Acompanhamento Integrado (SAAI) é uma metodologia que tem como objetivo realizar o atendimento social, com acompanhamento sistemático e personalizado de indivíduos/famílias residentes no Município, que se encontram em situação de vulnerabilidade social/exclusão social.
A metodologia está implementada em todo o território da Amadora. As marcações de atendimento social são efetuadas nas Juntas de Freguesia

Neste âmbito, a Autarquia lançou recentemente o Cartão Amadora Solidária, com vista à supressão das necessidades básicas de alimentação, higiene pessoal e habitacional, e que pretende promover a melhoria das condições de vida dos munícipes em situação de carência económica, reduzindo assim o risco de pobreza e exclusão social.
O apoio é prestado através da atribuição de um cartão pré-carregado para a aquisição de bens de primeira necessidade, e é de natureza temporária e pontual. 
Este apoio é prestado no âmbito do atendimento e acompanhamento social prestado através das Juntas de Freguesia.

Com outro público-alvo, surge o programa municipal Mobilidade e Acessibilidade, que consiste na prestação de apoio técnico e financeiro a pessoas com mobilidade reduzida com incapacidade igual ou superior a 60% que necessitem de obras de adaptação ou instalação de equipamentos de elevação na sua residência.

Já o Banco Municipal de Ajudas Técnicas visa promover a melhoria dos cuidados prestados aos munícipes da Amadora, com dependência permanente ou temporária, através da cedência de equipamentos indispensáveis à sua autonomia e integração (cadeiras de rodas, andarilhos, camas articuladas, colchões anti-escaras, entre outros). O projeto assegura a receção dos pedidos de apoio através das instituições ou dos próprios ou seus familiares e a respetiva entrega do equipamento. São definidas comparticipações segundo os rendimentos do utente.

Os seniores da Amadora têm disponível o Cartão Amadora 65+, que pretende promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas proporcionando acesso a bens e serviços com descontos, em várias empresas do Município. Podem ser titulares do cartão residentes no Município da Amadora:  Idosos, pensionistas e reformados, com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com incapacidade permanente, pensionistas ou reformados, independentemente da idade.
Os titulares deste cartão podem ainda aceder a uma série de serviços:

– AmaSénior | Oficina de limpeza
Acesso a serviços de limpezas no domicílio. Os munícipes podem beneficiar de um máximo de 4 pedidos anuais (4h por pedido, num total de 16h/ano), e cuja limpeza pode contemplar a limpeza de paredes, tetos, candeeiros, sofás, estores e janelas, entre outros.
O custo do serviço é avaliado com base na condição socioeconómica do agregado familiar. 

– AmaSénior Bem-Estar
Possibilita o acesso a serviços na área do bem-estar (cabeleireiro, manicura, pedicura, reflexologia e estimulação corporal), com possibilidade de serem prestados no domicílio.
Os serviços são comparticipados tendo em conta os rendimentos dos beneficiários.

– Oficina Multiserviços
Visa promover a qualidade de vida e o bem-estar da população sénior e/ou dependente, com baixos rendimentos, com vista à melhoria do conforto habitacional, permitindo a sua permanência no domicílio, através da realização de pequenas reparações/arranjos em habitação do parque privado e cooperativo.

– STAPA – Serviço Teleassistência
Disponibiliza equipamento de atendimento telefónico permanente, para melhorar as condições de vida da população em situação de dependência residente no Município, permitindo assim, sempre que possível, a sua permanência no domicílio.
O pagamento do serviço é feito pelos utentes, de acordo com uma tabela de comparticipações (gratuito para utentes do 1.º escalão de rendimentos).

– Linha Municipal de Saúde
Cuidados de saúde básicos, no período noturno, aos fins-de-semana e feriados (2.ª a 6.ª feira das 21h00 às 06h00), fins-de-semana e feriados, 24h00), através da possibilidade de deslocação de médico ao domicílio do utente.

E não esqueça! 
Pode sempre contactar a Linha Municipal de Apoio Social (800 207 632), que proporciona informação sobre projetos/atividades em curso no Município, procurando dar resposta a necessidades identificadas pelos munícipes.
N.º gratuito | Dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Divisão de Intervenção Social
214 369 053 | accao.social@cm-amadora.pt
- PUB -

EM DESTAQUE