20.9 C
Sintra
Domingo, Agosto 1, 2021
Início Portugal Colóquio – A Arte do Falso

Colóquio – A Arte do Falso

Dia 17, a partir da 17.30h, numa sala do Edifício da Alfândega do Porto

PUB

O gradual abrandamento das medidas de confinamento impostas pela pandemia que vivemos, permite a reabertura da Exposição a “Arte do Falso” patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, que se insere no programa das comemorações do 75º aniversário  da Polícia Judiciária.

A Exposição mostra-nos a mentira, a ilusão, a fraude, o engano, que se estende das obras de arte à moeda, passando pelas armas, pelos automóveis, pelas joias ou por uma máquina que curava todas as doenças!

Os temas e as centenas de objetos apresentados pretendem trazer ao conhecimento do público narrativas significativas de falsificações e de falsificadores, elementos adulterados ou mecanismos de falsificação recolhidos durante os processos de investigação e alertar para os cuidados que todos nós, no exercício de uma cidadania que se deseja informada e ativa, devemos ter para evitar o nosso envolvimento em contextos “Falsos”.

Para assinalar o momento festivo da reabertura, vai decorrer no próximo dia 17, a partir da 17.30h, numa sala do Edifício da Alfândega do Porto um Colóquio sobre o tema da falsificação, especialmente de pintura, relíquias e títulos nobiliárquicos!

Para abordarem superiormente estes temas convidamos dois dos mais respeitados especialistas em falsificações de pintura e relíquias de Santos (e candidatos a Santos) e um investigador da Polícia Judiciária com grande experiência nesta área. O Colóquio terá moderação do Presidente da Cooperativa Árvore, também ele artista plástico.

- PUB -

EM DESTAQUE