18.1 C
Sintra
Domingo, Junho 26, 2022
Início Municípios Sintra Inaugurado o maior Centro de Saúde do país em Sintra

Inaugurado o maior Centro de Saúde do país em Sintra

Quatro unidades de saúde compostas por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento

PUB

No passado dia 25 de abril, o maior Centro de Saúde do país, em Algueirão-Mem Martins, que vai servir uma população de cerca de 62 mil habitantes, representando um investimento na ordem dos 4 milhões de euros.

A inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Para o presidente da autarquia “não há melhor maneira de celebrar Abril do que com esta inauguração. Pelo serviço que presta às populações, e pelo método com que foi conseguido. Através de um diálogo institucional entre o poder local e o Governo, o Ministério da Saúde e fundamentalmente com a ARS e o ACES de Sintra”.

“Politicamente é a realização de Abril, porque Abril não foi só a liberdade e a democratização, foi a liberdade com direitos sociais. Hoje estamos aqui a atingir um direito social que é o direito à saúde, porque sem acesso à saúde, toda a democracia fica fragilizada”, frisou o autarca.

Já António Costa afirmou “a particular satisfação em celebrar o 25 de Abril com a inauguração do maior Centro de Saúde do país. Foi o 25 de Abril que permitiu ter o Serviço Nacional de Saúde público, universal, gratuito e acessível a todas e a todos, independentemente de onde vivam ou qual seja a sua situação económica”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que “estar aqui hoje a inaugurar este centro de saúde é uma forma de homenagear os profissionais de saúde que todos os dias vestem as suas batas e trabalham no Serviço Nacional de Saúde”. A ministra terminou com “agradecimento àqueles que fizeram o 25 de Abril e que lutaram para que aqueles que chegam aos cuidados de saúde não tenham de fazer prova de capacidade financeira para avançar”.

O edifício de dois pisos, localizado na antiga fábrica da Messa, irá distribuir-se por quatro unidades de saúde compostas por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento, cuja entrada principal far-se-á pela Rua das Eiras. O Centro de Saúde será apoiado por um parque de estacionamento com capacidade para 165 lugares e 10 lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

De salientar que a Câmara Municipal de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, que já estão em funcionamento, Algueirão-Mem Martins, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra.

A construção deste Centro de Saúde está incluída no Programa Portugal 2020, que financia a intervenção em 50%.

- PUB -

EM DESTAQUE

Metade dos fumadores pertence à Geração X

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2021, em um milhão e 274 mil o número de indivíduos que...

Parques e Jardins da cidade da Amadora

Com o bom tempo à porta, o calor chama para os passeios, para as caminhadas, para o exercício físico e para o...

Festas de São Pedro de Sintra 2022

Sintra vai estar em festa por altura dos festejos em honra de São Pedro de Penaferrim, padroeiro do município, de 23 de...

Feira Rural de Torres Vedras

A Feira Rural está de volta ao centro da cidade de Torres Vedras com uma nova imagem que une o rural e...