17.5 C
Sintra
Quinta-feira, Junho 17, 2021
Início Notícias Cultura Basílio Horta vai licitar veículo Biblioteca Itinerante de Sintra como lixo

Basílio Horta vai licitar veículo Biblioteca Itinerante de Sintra como lixo

Veículo RENAULT MASTER, matrícula HQ-16-11 que fez parte do projecto de biblioteca itinerante de Sintra é agora considerado lixo

PUB

A Câmara Municipal de Sintra anunciou que vai realizar no dia 28 de maio, às 10h00, no Palácio Valenças em Sintra, uma hasta pública de venda de sucata diversa e veículos em fim de vida.

As peças do procedimento podem ser consultadas no Núcleo de Gestão e Manutenção de Frota, sito na Avenida da Aviação Portuguesa nº 69, 2725-2710-538 Sintra, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 17h00.

As propostas devem ser instruídas e apresentadas de acordo com as Condições Gerais do Procedimento pelos proponentes ou pelos seus representantes legais no local referido acima até às 17h00 do dia anterior ao da realização da Hasta Pública.

Confirmámos que faz parte do LOTE 1, anexo III – pág. 16, o veículo RENAULT MASTER, matrícula HQ-16-11, que foi durante vários anos a Biblioteca Itinerante de Sintra. Segundo fonte do Município de Sintra, o projecto da Biblioteca Itinerante de Sintra terminou em 2008 e o actual presidente, Dr. Basílio Horta nunca tentou reactivá-lo. Este lote 1 tem um valor base de 3.200,00EUR para o global de 32 veículos em fim de vida, ou seja, 100EUR por veículo.

Apesar de nos últimos 20 anos o Município de Sintra ter construído ou instalado novos pólos da Biblioteca de Sintra, como é o caso de Cacém, Tapada das Mercês e Queluz, a população da zona mais rural de Sintra ficou sem acesso aos livros, locais onde a carrinha Renault Master passou e parou durante anos levando a cultura e os livros de uma forma inclusiva a mais sintrenses.

[Biblioteca Itinerante n.º 062 (Sintra). Mapa itinerários], Percursos realizados pelas viaturas-biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian. Responsável: [s.n.] [s.l.], [s.d.] Arquivos Gulbenkian PT FCG FCG:SBAL-S010-P0009-D00019

Em 22 de Janeiro de 2021, o jornal Público dava conta da existência de 70 bibliotecas itinerantes em Portugal, projectos com grande perspectiva e em expansão, leia-se Portugal tem cerca de 70 bibliotecas itinerantes com novas perspectivas. Destacam-se os distritos de Viseu (9), Porto (8), Aveiro (8) e Beja(5). Distritos populosos como Lisboa (3), Braga (3) e Setúbal (2) têm bastante menos projectos deste tipo.

Apesar do lançamento recente de novos Prémios Literários pelo Município de Sintra, a promoção do livro e da leitura está muito aquém das expetativas dos munícipes, em especial em zonas rurais e fora dos centros urbanos onde não é fácil ter acesso aos pólos da Biblioteca Municipal de Sintra.

Consultem-se:

Edital Nº 310-2021
Despacho 35-P – 2021
Condições de Procedimento à Hasta Pública para Alienação de Veículos em Fim de Vida
Anexo III
Anexo IV
Anexo V
Anexo VI

- PUB -

EM DESTAQUE

Árvores de Fruto: poda e formação da planta

Para todas as árvores de fruto há necessidade da realização da poda de formação, inicial, e das podas seguintes, de modo a...

O Danúbio: ligando a Europa

Durante séculos, o Danúbio inspirou músicos, artistas, engenheiros e detentores de poder político e militar. Nesta exposição, Europeana, a...

1,3 milhões de consumidores de whisky

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2020, em um milhão e 327 mil o número de indivíduos que...

Combate à difusão de conteúdos terroristas em linha

Entrou em vigor no dia 7 de junho 2021, o Regulamento (EU) 2021/784 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de...