20.5 C
Sintra
Segunda-feira, Junho 27, 2022
Início Portugal «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» com inscrições abertas

«Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» com inscrições abertas

PUB

Está de regresso o Programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», com inscrições abertas, entre abril e novembro, para entidades promotoras. Os jovens dos 18 aos 30 anos podem inscrever-se nos projetos ativos até cinco dias antes do respetivo início.

O programa promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, bem como da monitorização e recuperação de territórios afetados.

De entre os objetivos conta-se a inventariação e monitorização de espécies animais e vegetais em risco; inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; recuperação de caminhos de pé-posto; vigilância móvel, a pé ou em bicicleta; vigilância fixa nos postos de vigia; inventariação de áreas necessitadas de limpeza, entre outros onde se inclui apoio logístico, inventariação e monitorização de áreas florestais ardidas, reflorestação, controlo de espécies invasoras, etc.

Os destinatários devem residir em Portugal e ter idades entre os 18 e os 30 anos, inclusive, bem como condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.

As entidades a que o mesmo se destina são as constantes do Registo Nacional das Organizações Não Governamentais de Ambiente e Equiparadas; entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; câmaras municipais; juntas de freguesia; outras entidades que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa.

As candidaturas para entidades promotoras decorrem, anualmente, entre abril e novembro.

As entidades podem submeter candidaturas na plataforma https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/, com o mínimo de 20 dias de antecedência face à data de início de cada projeto, que deve ter uma duração mínima de 15 dias.

Quanto aos voluntários, as respetivas inscrições podem realizar-se até cinco dias antes do início do projeto, na plataforma acima referida.

- PUB -

EM DESTAQUE

Parques e Jardins da cidade da Amadora

Com o bom tempo à porta, o calor chama para os passeios, para as caminhadas, para o exercício físico e para o...

Festas de São Pedro de Sintra 2022

Sintra vai estar em festa por altura dos festejos em honra de São Pedro de Penaferrim, padroeiro do município, de 23 de...

Metade dos fumadores pertence à Geração X

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga global de 2021, em um milhão e 274 mil o número de indivíduos que...

Agroaruil – Feira Agrícola da Região Saloia de Sintra 2022

Sintra recebeu a 4ª edição da Agroaruil, nos dias 18 e 19 de junho, em Aruil, na União de Freguesias de Almargem...