15.8 C
Sintra
Terça-feira, Setembro 28, 2021
Início Notícias Ambiente Projeto ALTITUD3 usa drones para mapear a Serra de Sintra

Projeto ALTITUD3 usa drones para mapear a Serra de Sintra

Estudo incide na Propriedade Municipal Saibreira e a área circundante ao Convento dos Capuchos

PUB

Está a decorrer o projeto ALTITUD3 na Serra de Sintra, para mapeamento em 3D este território por forma a caracterizar ecossistemas e avaliação do risco de incêndio florestal.

Este projeto resulta de um protocolo entre a autarquia e a Parques de Sintra Monte da Lua com o Centro de Recursos Naturais e Ambiente, do Instituto Superior Técnico (CERENA).

O estudo de mapeamento 3D, com recurso de drones, da estrutura da vegetação e terreno que incluí a Serra de Sintra na área do Parque Natural de Sintra-Cascais. O método utilizado tem aplicações em diversas áreas como o mapeamento de tectónica ativa, deslizamento de terras e a caracterização de zonas florestais e agrícolas permitindo a monitorização da altura das árvores, a densidade de folhagem, ou o volume de vegetação próxima do solo.

As áreas, em Sintra, onde incidem o estudo são a Propriedade Municipal Saibreira e a área circundante ao Convento dos Capuchos.

Atualmente decorrem trabalhos de laboratório, estando prevista a apresentação do projeto final numa exposição a decorrer em 2022.

- PUB -

EM DESTAQUE

Concerto «Cancioneiro Musical Português» de G. R. Salvini em Mafra

Gustavo Romanoff Salvini é considerado um dos mais importantes compositores da música portuguesa do século XIX. A sua obra "Cancioneiro Musical Português...

Testado comboio movido a hidrogénio em França

O primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio foi testado em França. A ideia do governo é que nos próximos dois anos...

Quinta da Ribafria recebe 16.º Encontro de Alternativas em Sintra

Tempo de Agir é o mote para o 16.º Encontro de Alternativas em Sintra, que tem lugar de 1 a 3 de...

CPV lança formação gratuita em Voluntariado

A Confederação Portuguesa de Voluntariado irá promover, nos próximos dias 28 de setembro e 12 de outubro, duas novas sessões online de...