17.5 C
Sintra
Quinta-feira, Junho 17, 2021
Início Notícias Ambiente Projeto ALTITUD3 usa drones para mapear a Serra de Sintra

Projeto ALTITUD3 usa drones para mapear a Serra de Sintra

Estudo incide na Propriedade Municipal Saibreira e a área circundante ao Convento dos Capuchos

PUB

Está a decorrer o projeto ALTITUD3 na Serra de Sintra, para mapeamento em 3D este território por forma a caracterizar ecossistemas e avaliação do risco de incêndio florestal.

Este projeto resulta de um protocolo entre a autarquia e a Parques de Sintra Monte da Lua com o Centro de Recursos Naturais e Ambiente, do Instituto Superior Técnico (CERENA).

O estudo de mapeamento 3D, com recurso de drones, da estrutura da vegetação e terreno que incluí a Serra de Sintra na área do Parque Natural de Sintra-Cascais. O método utilizado tem aplicações em diversas áreas como o mapeamento de tectónica ativa, deslizamento de terras e a caracterização de zonas florestais e agrícolas permitindo a monitorização da altura das árvores, a densidade de folhagem, ou o volume de vegetação próxima do solo.

As áreas, em Sintra, onde incidem o estudo são a Propriedade Municipal Saibreira e a área circundante ao Convento dos Capuchos.

Atualmente decorrem trabalhos de laboratório, estando prevista a apresentação do projeto final numa exposição a decorrer em 2022.

- PUB -

EM DESTAQUE

Combate à difusão de conteúdos terroristas em linha

Entrou em vigor no dia 7 de junho 2021, o Regulamento (EU) 2021/784 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de...

Colóquio – A Arte do Falso

O gradual abrandamento das medidas de confinamento impostas pela pandemia que vivemos, permite a reabertura da Exposição a “Arte do Falso” patente no...

Feira Rural de Torres Vedras 2021

A Feira Rural Torres Vedras, que se realiza na Praça Dr. Alberto Manuel Avelino e no Parque do Choupal, irá contar com diversas...

Rota do Caracol Saloio 2021

A Rota do Caracol Saloio do concelho de Loures está de volta. De 1 de junho a 31 de julho, visite os...