15.8 C
Sintra
Terça-feira, Setembro 28, 2021
Início Portugal Prevenção de burla através de falsas leituras ou troca de contadores

Prevenção de burla através de falsas leituras ou troca de contadores

E-REDES não está a proceder à mudança de contador no interior das instalações do consumidor de energia elétrica

PUB

A EDP Distribuição do grupo EDP, que gere a distribuição elétrica nacional nas redes de alta, média e baixa tensão, passou, desde janeiro de 2021, a ser denominada de E-REDES. Esta mudança, que promove também a alteração da imagem e da marca, foi imposta pela entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE), para transparência da concorrência nacional neste setor de atividade.

Neste contexto, a ocorrência de burlas, por parte de terceiros não afetos à E-REDES, é uma realidade, dado o número de reclamações e pedidos de esclarecimentos por parte dos consumidores finais. Importa por isso, esclarecer que apenas a E-REDES instala e gere os contadores junto dos consumidores finais de energia elétrica, num universo de cerca de 6 milhões de contadores. No entanto, a leitura dos contadores e a faturação do consumo de energia elétrica, é realizada pelo comercializador de energia com quem tem contrato em vigor.

Face ao exposto, a ENSE reforça o alerta, já emitido pela E-REDES e pela Guarda Nacional Republicana (GNR), para os riscos de burlas que têm ocorrido ultimamente e deixa alguns esclarecimentos aos consumidores de energia elétrica:

• A E-REDES não está a proceder à mudança de contador no interior das instalações do consumidor de energia elétrica, salvo notificação prévia.
• A E-REDES não está a fazer visitas de vistoria e inspeções periódicas, salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor.
•  Verifique se o suposto funcionário tem identificação visível da empresa para a qual diz trabalhar.
• A leitura dos contadores é apontada num aparelho próprio e não em papel.
• O funcionário que faz a leitura ou troca do contador não pode cobrar qualquer valor ou acerto.
• Sempre que receber a visita de um técnico identificado com o logotipo da E-REDES, mas que não esteja previamente agendado, não abra a porta e ligue de imediato para as autoridades locais.

- PUB -

EM DESTAQUE

Mais de 5 milhões de consumidores de gelados

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga de julho de 2021, em 5 276 mil o número de indivíduos que referem ter consumido...

Testado comboio movido a hidrogénio em França

O primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio foi testado em França. A ideia do governo é que nos próximos dois anos...

CPV lança formação gratuita em Voluntariado

A Confederação Portuguesa de Voluntariado irá promover, nos próximos dias 28 de setembro e 12 de outubro, duas novas sessões online de...

Dia Mundial do Turismo – Peddy-Paper “Ser Turista na minha Vila”

Percurso turístico Circuito da Vila. A prova é constituída por perguntas de observação, cultura local e tarefas relacionadas com os locais de...