18.1 C
Sintra
Domingo, Junho 26, 2022
Início Portugal Prevenção de burla através de falsas leituras ou troca de contadores

Prevenção de burla através de falsas leituras ou troca de contadores

E-REDES não está a proceder à mudança de contador no interior das instalações do consumidor de energia elétrica

PUB

A EDP Distribuição do grupo EDP, que gere a distribuição elétrica nacional nas redes de alta, média e baixa tensão, passou, desde janeiro de 2021, a ser denominada de E-REDES. Esta mudança, que promove também a alteração da imagem e da marca, foi imposta pela entidade reguladora dos serviços energéticos (ERSE), para transparência da concorrência nacional neste setor de atividade.

Neste contexto, a ocorrência de burlas, por parte de terceiros não afetos à E-REDES, é uma realidade, dado o número de reclamações e pedidos de esclarecimentos por parte dos consumidores finais. Importa por isso, esclarecer que apenas a E-REDES instala e gere os contadores junto dos consumidores finais de energia elétrica, num universo de cerca de 6 milhões de contadores. No entanto, a leitura dos contadores e a faturação do consumo de energia elétrica, é realizada pelo comercializador de energia com quem tem contrato em vigor.

Face ao exposto, a ENSE reforça o alerta, já emitido pela E-REDES e pela Guarda Nacional Republicana (GNR), para os riscos de burlas que têm ocorrido ultimamente e deixa alguns esclarecimentos aos consumidores de energia elétrica:

• A E-REDES não está a proceder à mudança de contador no interior das instalações do consumidor de energia elétrica, salvo notificação prévia.
• A E-REDES não está a fazer visitas de vistoria e inspeções periódicas, salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor.
•  Verifique se o suposto funcionário tem identificação visível da empresa para a qual diz trabalhar.
• A leitura dos contadores é apontada num aparelho próprio e não em papel.
• O funcionário que faz a leitura ou troca do contador não pode cobrar qualquer valor ou acerto.
• Sempre que receber a visita de um técnico identificado com o logotipo da E-REDES, mas que não esteja previamente agendado, não abra a porta e ligue de imediato para as autoridades locais.

- PUB -

EM DESTAQUE

WASTE4BAG

Local: Foz do Sizandro Esta atividade integra o programa Onda de Verão Quanto vale o lixo marinho? Em...

LouresJazz’22

Nos dias 8, 9 e 10 de julho o Município de Loures vai acolher a segunda edição do festival LouresJazz, que terá lugar no...

Festival do Caracol Saloio 2022

O Festival do Caracol Saloio vai decorrer este ano entre 30 de junho e 17 de julho, no Parque Verde do LoureShopping,...

Festas de São Pedro de Sintra 2022

Sintra vai estar em festa por altura dos festejos em honra de São Pedro de Penaferrim, padroeiro do município, de 23 de...