15.8 C
Sintra
Terça-feira, Setembro 28, 2021
Início Municípios Sintra Município de Sintra aprova requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares...

Município de Sintra aprova requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares em Mem Martins

2 milhões e 890 mil euros para a requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, em Mem Martins

PUB

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a requalificação da área envolvente ao Mercado de Fanares, na ARU de Mem Martins/Rio de Mouro, pelo valor de 2 milhões e 890 mil euros.

O procedimento do concurso público é realizado em parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, unindo a valorização urbana à remodelação das redes de esgotos e abastecimento doméstico de água, o que corresponde a um investimento de 2 milhões e 200 mil euros por parte do Município de Sintra.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinha que a concretização deste projeto vai permitir “devolver a centralidade e identidade de todo o espaço”, referindo ainda que a reabilitação urbana “torna os espaços atrativos para as atividades económicas, fixação de emprego e aumento do capital humano”.

A realização deste projeto, com uma área de intervenção de aproximadamente de 27.00m², prevê a criação de uma praça central que une a Praceta de Damão, ligada ao mercado, à Praceta de Goa por pavimento único e Rua de Panjim, que será polarizadora e unificadora de toda a malha urbana, tendo em conta as necessidades da população. O projeto irá permitir a criação de novos espaços de estadia, com esplanadas e reforço de árvores e espaços verdes.

Recorda-se que em maio de 2020, a Câmara Municipal de Sintra já tinha procedido à demolição do Mercado de Fanares. Outrora um dos espaços polarizadores e geradores de atração, a degradação do edifício, associada a um espaço público pouco qualificado, justificou a necessidade de inclusão desta área na delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins / Rio de Mouro.

Esta nova centralidade em Mem Martins vai promover os percursos pedonais entre o novo estacionamento da Praceta Nau de São Rafael e a estação de comboio da CP de Algueirão-Mem Martins, com cerca de 450m de extensão, e prevê ainda a ligação ao Parque Linear da Ribeira da Laje.

- PUB -

EM DESTAQUE

Quinta da Ribafria recebe 16.º Encontro de Alternativas em Sintra

Tempo de Agir é o mote para o 16.º Encontro de Alternativas em Sintra, que tem lugar de 1 a 3 de...

Testado comboio movido a hidrogénio em França

O primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio foi testado em França. A ideia do governo é que nos próximos dois anos...

CPV lança formação gratuita em Voluntariado

A Confederação Portuguesa de Voluntariado irá promover, nos próximos dias 28 de setembro e 12 de outubro, duas novas sessões online de...

Mais de 5 milhões de consumidores de gelados

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga de julho de 2021, em 5 276 mil o número de indivíduos que referem ter consumido...