20.5 C
Sintra
Segunda-feira, Junho 27, 2022
Início Portugal Censos 2021 realizam-se a partir de abril

Censos 2021 realizam-se a partir de abril

A partir de 19 de abril, data do momento censitário, todos os cidadãos devem responder ao questionário, via internet, de preferência até 3 de maio

PUB

Os Censos 2021 realizam-se em Portugal a partir de 19 de abril, através de questionário online.

A partir de 19 de abril, data do momento censitário, todos os cidadãos devem responder ao questionário, via internet, de preferência até 3 de maio, utilizando o código colocado na sua caixa do correio por recenseadores devidamente identificados, nesta fase não serão entregues questionários em papel.

A operação censitária é a maior fonte de informação nacional sobre população, família e habitação, representando por isso um dos pilares do Sistema Estatístico no que se refere à contagem e caracterização da população e do respetivo parque habitacional, quer a nível nacional, regional e local, produzindo também informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos setores público e privado.

Os Censos 2021 serão realizados através de um questionário exaustivo junto de toda a população, com recurso a um processo de recolha de informação na sua maioria através da internet, estratégia que permite a melhoria da qualidade da informação recolhida e adequa-se às atuais formas de comunicação da sociedade. A recolha através da internet possibilita ainda uma abordagem de resposta mais simples e cómoda para os cidadãos.

No atual contexto epidemiológico, pretende-se que esta operação decorra em condições de segurança de saúde pública, minimizando riscos de propagação de infeção da Covid-19 por todos os agentes envolvidos.

Assim, é objetivo do Instituto Nacional de Estatística – INE, conferir visibilidade e credibilidade aos Censos 2021, criando um clima de confiança e garantindo o cumprimento das normas de segurança emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

- PUB -

EM DESTAQUE

Festival do Caracol Saloio 2022

O Festival do Caracol Saloio vai decorrer este ano entre 30 de junho e 17 de julho, no Parque Verde do LoureShopping,...

IV FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA DE TORRES VEDRAS

Música fora do lugar "Chegando à sua IV edição, o festival de música antiga de Torres Vedras afirma-se em...

Grupo Anti Contrafação no Instagram

O Grupo Anti Contrafação (GAC), que congrega as entidades com competência multidisciplinar no combate à contrafação, lança hoje uma conta no Instagram.

Feira Rural de Torres Vedras

A Feira Rural está de volta ao centro da cidade de Torres Vedras com uma nova imagem que une o rural e...