12.5 C
Sintra
Segunda-feira, Março 8, 2021
Início Municípios Alenquer Município de Alenquer recebe bandeira de “Autarquia + familiarmente responsável”

Município de Alenquer recebe bandeira de “Autarquia + familiarmente responsável”

Município de Alenquer foi distinguido pelo quinto ano

PUB

Pelo quinto ano, o município de Alenquer foi distinguido com a bandeira “Autarquia + familiarmente responsável”. O título é atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), a municípios cujas iniciativas promovam práticas de proximidade e medidas sociais que melhorem a qualidade de vida das famílias.

O Observatório – que foi criado, em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) – avalia iniciativas dos municípios em áreas relacionadas com os apoios prestado à maternidade e paternidade e às famílias com necessidades especiais, com medidas de conciliação entre trabalho e família, com serviços básicos, com a educação, a habitação, os transportes, a saúde, a cultura, o desporto e tempos livres e a participação social.

Alenquer foi distinguida por exemplo, pelas diversas atividades culturais e desportivas gratuitas realizadas ao longo de todo o ano, Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior, programa Mochila Escolar e pelo apoio a centenas de famílias e pessoas carenciadas através do seu gabinete de Ação Social, e financiamento do programa alimentar das IPSS do concelho.

Dispõe ainda de gabinetes de apoio a idosos, a crianças em risco, a pessoas com deficiência e tem apostado nos descontos de IMI familiar, na taxa social e para famílias numerosas na água, entre muitas outras medidas.

O vereador com o pelouro da Ação Social, Rui Costa, destacou “o facto de Alenquer continuar a ser um dos municípios do país que revela de forma clara esta sua enorme preocupação social, com inúmeros programas de apoio às diversas faixas etárias e estratos sociais da nossa população, nas mais distintas áreas de apoio, que se têm traduzido num suporte fundamental para muitas pessoas e famílias do concelho”.

O autarca relembrou ainda que “esta distinção diz respeito ao trabalho desenvolvido em 2019, um ano tido como normal, muito diferente deste atípico ano de 2020 que acabámos de concluir, mas que foi igualmente uma base fundamental para termos podido, nos últimos 9 meses, aumentar ainda de forma significativa estes apoios à nossa população no contexto pandémico que atravessamos, e que mais uma vez julgo que foi uma das áreas em que tivemos um papel deveras importante para o equilíbrio social.”  

Rui Costa destacou ainda “o trabalho diário de equipa da Unidade Técnica de Potencial Humano da Câmara Municipal. Feito com muito carinho, muita preocupação, desprovido de preconceitos e a colocar as pessoas em primeiro lugar. Esse é o princípio que tem norteado este sucesso e este reconhecimento de forma continuada no tempo”, concluiu.   

- PUB -

EM DESTAQUE

Video-conferência: A leitura em suporte de papel e em digital

O que retemos quando lemos em papel e em digital?  Os  nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que...

Futuras instalações da Escola do Património de Sintra na antiga fábrica da Melka

Foi aprovada, em reunião de executivo, a abertura de concurso público para adaptação da antiga fábrica da Melka para as instalações definitivas...

INVADE! Concurso de Micro-Metragens: inscrições abertas

Se te interessas por vídeo e imagem faz uma micro-metragem, mesmo sem sair de casa! Envia até 21 de...

Arruda dos Vinhos lança o PALA: Programa de Apoio Local ao Arrendamento

Tendo em consideração o número de pedidos de apoio associados aos encargos mensais tidos com despesas de habitação, o Município de Arruda...