11 C
Sintra
Terça-feira, Março 9, 2021
Início Municípios Loures Loures elabora Plano Municipal para a Integração de Migrantes

Loures elabora Plano Municipal para a Integração de Migrantes

Plano Municipal para a Integração de Migrantes assenta no amplo envolvimento de todos os cidadãos

PUB

O Município de Loures está a desenvolver o Plano Municipal para a Integração de Migrantes, através do qual pretende definir estratégias promotoras da integração desta comunidade. Se reside e/ou trabalha no concelho, contribua para a construção deste plano, através do preenchimento de um questionário.

Este projeto, com vigência entre outubro de 2020 e dezembro de 2022, é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e conta com a participação do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), enquanto entidade delegada.  

A construção e implementação do Plano Municipal para a Integração de Migrantes assenta no amplo envolvimento de todos os cidadãos (migrantes e sociedade de acolhimento) e na participação ativa dos principais atores sociais locais, estando neste momento em curso a criação de uma plataforma de acompanhamento e monitorização, a qual conta já com a adesão de 26 parceiros com interesses e responsabilidades em matéria de acolhimento e integração dos migrantes. Esta plataforma, que se pretende representativa da diversidade cultural do concelho e que irá funcionar como órgão consultivo e de monitorização das políticas locais, será responsável pelo plano, desde a fase de conceção até à sua implementação e avaliação.

O processo participativo assume-se como essencial e imperativo para a construção deste plano, com o objetivo de acolher os contributos dos munícipes, de modo a compreender as reais necessidades da comunidade migrante e a reunir sugestões de ações e medidas que possam promover a sua integração no concelho.

Se tem mais de 18 anos e reside e/ou trabalha no concelho, poderá participar neste processo, através do preenchimento de um questionário disponível aqui (em português) ou aqui (em inglês). 

Para mais informações, contacte a Câmara Municipal de Loures através do endereço eletrónico  todosfazemparte@cm-loures.pt ou dos telefones 924 487 262/211 150 164.

- PUB -

EM DESTAQUE

Video-conferência: A leitura em suporte de papel e em digital

O que retemos quando lemos em papel e em digital?  Os  nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que...

Torres Vedras: terrenos municipais foram reconvertidos com a plantação de espécies autóctones

Terrenos municipais anteriormente ocupados por eucaliptos e outros que se encontravam incultos foram reconvertidos, com a plantação de espécies de árvores autóctones,...

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

Município de Sintra emite esclarecimento sobre licenciamento de edificações pré-fabricadas, casas de madeira e afins

A Câmara Municipal de Sintra informa aos interessados que pretendam instalar edificações pré-fabricadas, que todas estas construções e ocupações do território carecem...