11.5 C
Sintra
Sexta-feira, Março 5, 2021
Início Notícias Ambiente Dia Internacional de Limpeza Costeira assinala-se a 26 de setembro em Sintra

Dia Internacional de Limpeza Costeira assinala-se a 26 de setembro em Sintra

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2020 em Sintra

PUB

O Município de Sintra assinala, a 26 de setembro, o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com uma ação ambiental na Ribeira da Cabrela que visa sensibilizar para a problemática do lixo marinho e sustentabilidade dos oceanos e demais recursos hídricos.

Sintra não quis, uma vez mais, deixar de se associar a este movimento, que se estende de norte a sul do país, que pretende incutir em cada um de nós boas práticas ambientais e alertar para as consequências graves que a deposição incorreta de lixos tem na poluição terrestre e aquática. Assim, o município convida a população a participar, no dia 26 de setembro, na operação de limpeza de nas margens da Ribeira da Cabrela, no lugar Vale da Cabrela.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira tem como objetivo promover o combate à poluição dos oceanos, através de ações que promovam a remoção de lixos em areais e cursos de água que têm como destino final o mar. Em Portugal, esta iniciativa é promovida pela Fundação Oceano Azul que anualmente, no mês de setembro, mobiliza a sociedade e os organismos decisores do nosso país para participarem neste movimento que acontece à escala mundial em prol da conservação e proteção das áreas marinhas e da sustentabilidade dos oceanos.

Esta intervenção decorre no Vale da Cabrela por se tratar de um “espaço encantado” que reúne uma grande diversidade de elementos naturais, culturais e históricos, outrora vale de pastoreio que ao longo dos tempos deu lugar a uma área onde a paisagem é propícia ao desenvolvimento da flora nativa, importante para a fixação da fauna e dos ecossistemas, pedra basilar no equilíbrio do Planeta Terra.

Também os SMAS de Sintra se juntam a esta iniciativa com a recolha de amostras de água para análise nos seus laboratórios.

Para participar:

  • A participação na atividade é gratuita mas requer inscrição prévia obrigatória para efeitos de seguro e tem um limite de 10 participantes.
  • O ponto de encontro será junto à ponte sobre a Ribeira da Cabrela, na Rua dos Casais (GPS 38.857727, -9.350576), pelas 09h30m.
  • A organização da iniciativa disponibiliza o material necessário à ação, a qual reúne todas as condições de segurança para os participantes uma vez que as recomendações da DGS para prevenção de contágio por COVID 19 serão cumpridas e respeitadas em toda a zona de intervenção.

Inscrição AQUI.    

- PUB -

EM DESTAQUE

Formação gratuita: Laboratório de mediação leitora

Local: Plataforma online ZoomDestinatários: Professores, educadores e adultos mediadores Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças...

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

INVADE! Concurso de Micro-Metragens: inscrições abertas

Se te interessas por vídeo e imagem faz uma micro-metragem, mesmo sem sair de casa! Envia até 21 de...

Torres Vedras: terrenos municipais foram reconvertidos com a plantação de espécies autóctones

Terrenos municipais anteriormente ocupados por eucaliptos e outros que se encontravam incultos foram reconvertidos, com a plantação de espécies de árvores autóctones,...