18.2 C
Sintra
Quinta-feira, Junho 17, 2021
Início Notícias Ambiente Dia Internacional de Limpeza Costeira assinala-se a 26 de setembro em Sintra

Dia Internacional de Limpeza Costeira assinala-se a 26 de setembro em Sintra

Dia Internacional de Limpeza Costeira 2020 em Sintra

PUB

O Município de Sintra assinala, a 26 de setembro, o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com uma ação ambiental na Ribeira da Cabrela que visa sensibilizar para a problemática do lixo marinho e sustentabilidade dos oceanos e demais recursos hídricos.

Sintra não quis, uma vez mais, deixar de se associar a este movimento, que se estende de norte a sul do país, que pretende incutir em cada um de nós boas práticas ambientais e alertar para as consequências graves que a deposição incorreta de lixos tem na poluição terrestre e aquática. Assim, o município convida a população a participar, no dia 26 de setembro, na operação de limpeza de nas margens da Ribeira da Cabrela, no lugar Vale da Cabrela.

O Dia Internacional de Limpeza Costeira tem como objetivo promover o combate à poluição dos oceanos, através de ações que promovam a remoção de lixos em areais e cursos de água que têm como destino final o mar. Em Portugal, esta iniciativa é promovida pela Fundação Oceano Azul que anualmente, no mês de setembro, mobiliza a sociedade e os organismos decisores do nosso país para participarem neste movimento que acontece à escala mundial em prol da conservação e proteção das áreas marinhas e da sustentabilidade dos oceanos.

Esta intervenção decorre no Vale da Cabrela por se tratar de um “espaço encantado” que reúne uma grande diversidade de elementos naturais, culturais e históricos, outrora vale de pastoreio que ao longo dos tempos deu lugar a uma área onde a paisagem é propícia ao desenvolvimento da flora nativa, importante para a fixação da fauna e dos ecossistemas, pedra basilar no equilíbrio do Planeta Terra.

Também os SMAS de Sintra se juntam a esta iniciativa com a recolha de amostras de água para análise nos seus laboratórios.

Para participar:

  • A participação na atividade é gratuita mas requer inscrição prévia obrigatória para efeitos de seguro e tem um limite de 10 participantes.
  • O ponto de encontro será junto à ponte sobre a Ribeira da Cabrela, na Rua dos Casais (GPS 38.857727, -9.350576), pelas 09h30m.
  • A organização da iniciativa disponibiliza o material necessário à ação, a qual reúne todas as condições de segurança para os participantes uma vez que as recomendações da DGS para prevenção de contágio por COVID 19 serão cumpridas e respeitadas em toda a zona de intervenção.

Inscrição AQUI.    

- PUB -

EM DESTAQUE

Alto da Vigia foi classificado como Sítio de Interesse Público

O Sítio Arqueológico do Alto da Vigia, em Colares, foi classificado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria n.º 198/2021, como Sítio de Interesse...

Município do Cadaval assina memorando para candidatura conjunta do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do...

O Danúbio: ligando a Europa

Durante séculos, o Danúbio inspirou músicos, artistas, engenheiros e detentores de poder político e militar. Nesta exposição, Europeana, a...

Município da Amadora promove apoios e respostas sociais aos munícipes

A Câmara Municipal da Amadora tem vindo a diversificar os seus serviços e respostas aos munícipes, ao nível da intervenção social, promovendo...