11.6 C
Sintra
Quarta-feira, Março 3, 2021
Início Notícias Ambiente Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

Semana da Mobilidade na Amadora com destaque para a inauguração da Escola da Mobilidade

PUB

Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

EMISSÕES ZERO, MOBILIDADE PARA TODOS


16 a 22 setembro | Várias iniciativas


A Câmara Municipal da Amadora decidiu manter a aposta de organização da Semana Europeia da Mobilidade e, com a EcoMood Portugal e demais parceiros, preparou uma programação ajustada às atuais normas de saúde pública, procurando manter atual a temática da mobilidade sustentável e preparando ações de sensibilização nesta temática.

Deste modo, de 16 a 22 de setembro, à semelhança de outras cidades europeias, a Câmara Municipal da Amadora convida todos os cidadãos do concelho a tomarem conhecimento e a testarem novas formas de mobilidade, mais racionais, mais sustentáveis e de emissões zero.

Todos nós, individualmente, em comunidade, nas empresas, nas associações e nas escolas, somos peças fundamentais para atingir a meta estabelecida no continente europeu quanto à neutralização das emissões de carbono adotando medidas, que em conjunto, contribuirão para este fim. Algumas dessas medidas passam pela utilização de soluções de transporte com baixas emissões e com emissões zero, onde se incluem, entre outras, as deslocações a pé e em bicicleta.

Todas as ações irão cumprir com as medidas de proteção recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

Lançamos aqui o convite à participação nas Ações da Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2020. Veja abaixo o programa para cada dia e inscreva-se! Contamos com a sua participação!



ONMOBILITY AMADORA | Conferência Híbrida Plug-In | 16 setembro | 14h00 | Recreios da Amadora e Online

Sob o abrangente tema Os Novos Paradigmas na Mobilidade, este 3.º On Mobility contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eng.º Eduardo Pinheiro.
Divide-se em dois painéis subtemáticos bem distintos, com oradores e intervenientes de destaque, que estarão tanto em palco, como na plateia, ou participando por via digital.

No primeiro painel, decisores ao nível municipal e dos transportes públicos debaterão a evolução das soluções de mobilidade urbana.
No segundo painel, com um conselho académico de luxo, professores, investigadores, empresários e outros destacados players irão demonstrar a importância da conversão de veículos a combustão para elétricos enquanto solução para uma mais rápida e eficaz descarbonização dos transportes. Ou seja, aplicar os R´s da sustentabilidade – Reutilizar, Reciclar e Reduzir – também nos veículos.
Regressando à possível normalidade, alguns parceiros estarão também a proporcionar experimentação de soluções de mobilidade sustentável, naquela que será a primeira ação Green Experience pós-confinamento.

Inscrições e programa completo, em www.onmobility.live.

Dadas as regras de distanciamento, haverá somente 90 lugares presenciais disponíveis, alargados a mais 500 por via digital.

Programa
14h00 – Check in + Green Experience
15h00 – Abertura da Semana Europeia da Mobilidade – Srª. Presidente da CM Amadora
15h15 – Painel I – Evolução de Soluções na Mobilidade Urbana
16h30 – Coffee Break + Green Experience
16h45 – Painel II – A Conversão de Veículos a Combustão para Elétricos e Híbridos
18h30 – Entrevistas + Green Experience
19h30 – Encerramento



Inauguração da Escola da Mobilidade | 17 setembro | 10h30 | Parque Aventura

O primeiro equipamento com este currículo em Portugal. A par da Segurança Rodoviária, este equipamento passará agora a sensibilizar e dar formação de forma mais abrangente, incluindo também a Mobilidade Sustentável. Na teoria e na prática, de forma incentivadora e divertida. Para ajudar a formar melhores cidadãos, mais conscientes, com comportamentos mais positivos e sustentáveis, na estrada e na vida.
Segurança. Cidadania. Sustentabilidade.



Vamos de bicla | 18 setembro | Facebook

Selfie com Bicicleta Vale Prémios.
Numa ótica de promoção da bicicleta como meio de transporte, apela-se aos amadorenses, residentes, estudantes e/ou trabalhadores, que vão de bicicleta para o trabalho ou escola, para, neste dia, tirarem uma fotografia engraçada e que a partilhem nas redes sociais. As fotografias têm de ser tiradas “à porta” do trabalho, da escola ou dos interfaces de transportes públicos e publicadas no próprio perfil e partilhadas na página da Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2020 do Facebook, ou no respetivo evento. Deverão ser usados os hashtags #amadoramobilityweek e #vamosdebicla.

As três fotografias mais engraçadas serão premiadas.
Evento facebook: https://www.facebook.com/events/765743044214179/

Ainda neste dia, teremos a ativação de uma ciclovia pop-up na Rua das Indústrias, que permitirá a livre circulação de bicicletas nos dois sentidos. Esta ciclovia pop-up funcionará entre as 9h00 e as 18h00 e fará a ligação do Interface da Reboleira com a pista ciclável existente na Rua Latino Coelho.



Electric Challenge | 19 setembro | 13h45 | Parque Central da Amadora

Passeio mistério exclusivo para automóveis elétricos.
Um passeio divertido e sustentável. Esta 2.ª edição do Amadora Electric Challenge é um passeio mistério dedicado exclusivamente a automóveis elétricos. Num percurso que fará uma volta pelo concelho da Amadora e terminará em Lisboa, no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, os participantes terão de responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, sempre numa ótica de sensibilização para a segurança rodoviária e para uma mobilidade mais suave e sustentável, de forma divertida e descontraída.

A equipa mais observadora, culta e sustentável ganhará, numa oferta da Prio, uma inscrição gratuita no Oeiras EcoRally Portugal, a prova portuguesa do Campeonato Europeu de Regularidade Elétrica.

Os participantes terão uma área reservada para estacionamento no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, para o que será necessário efetuar e confirmar inscrição neste evento, através do site https://enve.uve.pt.

Para se inscrever, utilize a ficha de inscrição disponível no site da EcoMood Portugal.



Peddy Challenge | 20 setembro | 15h00 | Parque Central

Passeio mistério pedonal.
Uma tarde divertida e saudável. Dedicado exclusivamente a equipas de 3 amadorenses ou seus convidados, será efetuado num percurso que visitará alguns pontos icónicos do concelho. Neles, ao longo de 3 horas, os participantes terão de responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, de forma divertida e descontraída, sempre numa ótica de promoção da mobilidade pedonal e do exercício físico.

Evento Facebook
Regulamento e inscrições (gratuitas e limitadas), no site da site da EcoMood Portugal.



Jovens Repórteres para o Ambiente | 21 setembro | Online

Missão Emissões Zero, Mobilidade para Todos.
Em articulação com o programa Eco-Escolas, irão ser realizadas entrevistas digitais que colocarão frente-a-frente três dos seus mais empenhados jovens repórteres com três personalidades ligadas à mobilidade na Amadora: o Vereador de Trânsito da Câmara Municipal, um responsável nacional da eCooltra e um dirigente da EcoMood Portugal.

O objetivo é ligar a escola à comunidade e dar oportunidade aos jovens de pedirem respostas e esclarecimentos a quem decide, trabalha e sensibiliza na área da mobilidade sustentável.
Ligação para a plataforma digital, a ser divulgada oportunamente.


Amadora Shares | 22 setembro | 11h00

Apresentação da Marca Amadora Shares.
Nesta data, será revelado um conceito inovador para uma mobilidade mais sustentável no Município: a apresentação formal da Marca AMADORA SHARES.


Mais informações, na página de Facebook da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

- PUB -

EM DESTAQUE

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

Arruda dos Vinhos lança o PALA: Programa de Apoio Local ao Arrendamento

Tendo em consideração o número de pedidos de apoio associados aos encargos mensais tidos com despesas de habitação, o Município de Arruda...

Torres Vedras: terrenos municipais foram reconvertidos com a plantação de espécies autóctones

Terrenos municipais anteriormente ocupados por eucaliptos e outros que se encontravam incultos foram reconvertidos, com a plantação de espécies de árvores autóctones,...

INVADE! Concurso de Micro-Metragens: inscrições abertas

Se te interessas por vídeo e imagem faz uma micro-metragem, mesmo sem sair de casa! Envia até 21 de...