17.8 C
Sintra
Domingo, Julho 25, 2021
Início Notícias Ambiente Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

Semana da Mobilidade na Amadora com destaque para a inauguração da Escola da Mobilidade

PUB

Amadora assinala Semana Europeia da Mobilidade 2020

EMISSÕES ZERO, MOBILIDADE PARA TODOS


16 a 22 setembro | Várias iniciativas


A Câmara Municipal da Amadora decidiu manter a aposta de organização da Semana Europeia da Mobilidade e, com a EcoMood Portugal e demais parceiros, preparou uma programação ajustada às atuais normas de saúde pública, procurando manter atual a temática da mobilidade sustentável e preparando ações de sensibilização nesta temática.

Deste modo, de 16 a 22 de setembro, à semelhança de outras cidades europeias, a Câmara Municipal da Amadora convida todos os cidadãos do concelho a tomarem conhecimento e a testarem novas formas de mobilidade, mais racionais, mais sustentáveis e de emissões zero.

Todos nós, individualmente, em comunidade, nas empresas, nas associações e nas escolas, somos peças fundamentais para atingir a meta estabelecida no continente europeu quanto à neutralização das emissões de carbono adotando medidas, que em conjunto, contribuirão para este fim. Algumas dessas medidas passam pela utilização de soluções de transporte com baixas emissões e com emissões zero, onde se incluem, entre outras, as deslocações a pé e em bicicleta.

Todas as ações irão cumprir com as medidas de proteção recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

Lançamos aqui o convite à participação nas Ações da Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2020. Veja abaixo o programa para cada dia e inscreva-se! Contamos com a sua participação!



ONMOBILITY AMADORA | Conferência Híbrida Plug-In | 16 setembro | 14h00 | Recreios da Amadora e Online

Sob o abrangente tema Os Novos Paradigmas na Mobilidade, este 3.º On Mobility contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eng.º Eduardo Pinheiro.
Divide-se em dois painéis subtemáticos bem distintos, com oradores e intervenientes de destaque, que estarão tanto em palco, como na plateia, ou participando por via digital.

No primeiro painel, decisores ao nível municipal e dos transportes públicos debaterão a evolução das soluções de mobilidade urbana.
No segundo painel, com um conselho académico de luxo, professores, investigadores, empresários e outros destacados players irão demonstrar a importância da conversão de veículos a combustão para elétricos enquanto solução para uma mais rápida e eficaz descarbonização dos transportes. Ou seja, aplicar os R´s da sustentabilidade – Reutilizar, Reciclar e Reduzir – também nos veículos.
Regressando à possível normalidade, alguns parceiros estarão também a proporcionar experimentação de soluções de mobilidade sustentável, naquela que será a primeira ação Green Experience pós-confinamento.

Inscrições e programa completo, em www.onmobility.live.

Dadas as regras de distanciamento, haverá somente 90 lugares presenciais disponíveis, alargados a mais 500 por via digital.

Programa
14h00 – Check in + Green Experience
15h00 – Abertura da Semana Europeia da Mobilidade – Srª. Presidente da CM Amadora
15h15 – Painel I – Evolução de Soluções na Mobilidade Urbana
16h30 – Coffee Break + Green Experience
16h45 – Painel II – A Conversão de Veículos a Combustão para Elétricos e Híbridos
18h30 – Entrevistas + Green Experience
19h30 – Encerramento



Inauguração da Escola da Mobilidade | 17 setembro | 10h30 | Parque Aventura

O primeiro equipamento com este currículo em Portugal. A par da Segurança Rodoviária, este equipamento passará agora a sensibilizar e dar formação de forma mais abrangente, incluindo também a Mobilidade Sustentável. Na teoria e na prática, de forma incentivadora e divertida. Para ajudar a formar melhores cidadãos, mais conscientes, com comportamentos mais positivos e sustentáveis, na estrada e na vida.
Segurança. Cidadania. Sustentabilidade.



Vamos de bicla | 18 setembro | Facebook

Selfie com Bicicleta Vale Prémios.
Numa ótica de promoção da bicicleta como meio de transporte, apela-se aos amadorenses, residentes, estudantes e/ou trabalhadores, que vão de bicicleta para o trabalho ou escola, para, neste dia, tirarem uma fotografia engraçada e que a partilhem nas redes sociais. As fotografias têm de ser tiradas “à porta” do trabalho, da escola ou dos interfaces de transportes públicos e publicadas no próprio perfil e partilhadas na página da Semana Europeia da Mobilidade Amadora 2020 do Facebook, ou no respetivo evento. Deverão ser usados os hashtags #amadoramobilityweek e #vamosdebicla.

As três fotografias mais engraçadas serão premiadas.
Evento facebook: https://www.facebook.com/events/765743044214179/

Ainda neste dia, teremos a ativação de uma ciclovia pop-up na Rua das Indústrias, que permitirá a livre circulação de bicicletas nos dois sentidos. Esta ciclovia pop-up funcionará entre as 9h00 e as 18h00 e fará a ligação do Interface da Reboleira com a pista ciclável existente na Rua Latino Coelho.



Electric Challenge | 19 setembro | 13h45 | Parque Central da Amadora

Passeio mistério exclusivo para automóveis elétricos.
Um passeio divertido e sustentável. Esta 2.ª edição do Amadora Electric Challenge é um passeio mistério dedicado exclusivamente a automóveis elétricos. Num percurso que fará uma volta pelo concelho da Amadora e terminará em Lisboa, no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, os participantes terão de responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, sempre numa ótica de sensibilização para a segurança rodoviária e para uma mobilidade mais suave e sustentável, de forma divertida e descontraída.

A equipa mais observadora, culta e sustentável ganhará, numa oferta da Prio, uma inscrição gratuita no Oeiras EcoRally Portugal, a prova portuguesa do Campeonato Europeu de Regularidade Elétrica.

Os participantes terão uma área reservada para estacionamento no Encontro Nacional de Veículos Elétricos, para o que será necessário efetuar e confirmar inscrição neste evento, através do site https://enve.uve.pt.

Para se inscrever, utilize a ficha de inscrição disponível no site da EcoMood Portugal.



Peddy Challenge | 20 setembro | 15h00 | Parque Central

Passeio mistério pedonal.
Uma tarde divertida e saudável. Dedicado exclusivamente a equipas de 3 amadorenses ou seus convidados, será efetuado num percurso que visitará alguns pontos icónicos do concelho. Neles, ao longo de 3 horas, os participantes terão de responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, de forma divertida e descontraída, sempre numa ótica de promoção da mobilidade pedonal e do exercício físico.

Evento Facebook
Regulamento e inscrições (gratuitas e limitadas), no site da site da EcoMood Portugal.



Jovens Repórteres para o Ambiente | 21 setembro | Online

Missão Emissões Zero, Mobilidade para Todos.
Em articulação com o programa Eco-Escolas, irão ser realizadas entrevistas digitais que colocarão frente-a-frente três dos seus mais empenhados jovens repórteres com três personalidades ligadas à mobilidade na Amadora: o Vereador de Trânsito da Câmara Municipal, um responsável nacional da eCooltra e um dirigente da EcoMood Portugal.

O objetivo é ligar a escola à comunidade e dar oportunidade aos jovens de pedirem respostas e esclarecimentos a quem decide, trabalha e sensibiliza na área da mobilidade sustentável.
Ligação para a plataforma digital, a ser divulgada oportunamente.


Amadora Shares | 22 setembro | 11h00

Apresentação da Marca Amadora Shares.
Nesta data, será revelado um conceito inovador para uma mobilidade mais sustentável no Município: a apresentação formal da Marca AMADORA SHARES.


Mais informações, na página de Facebook da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

- PUB -

EM DESTAQUE