12.2 C
Sintra
Segunda-feira, Março 1, 2021
Início Notícias Sociedade Certificações de Competências em Arruda dos Vinhos até 25 de Setembro

Certificações de Competências em Arruda dos Vinhos até 25 de Setembro

Uma parceria entre o Município de Arruda dos Vinhos e o IEFP - Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira

PUB

Uma parceria entre o Município de Arruda dos Vinhos e o IEFP – Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira vai possibilitar a obtenção de certificação escolar e profissional em Arruda dos Vinhos, através do Centro Qualifica de Alverca, uma estrutura do Sistema Nacional de Qualificações vocacionada para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

Inscrições 2020/2021 – até 25 de setembro

Reconhecimento, validação e certificação de Competências (RVCC)
Os processos de RVCC, desenvolvidos nos Centros Qualifica, consistem no reconhecimento de competências escolares e profissionais adquiridas pelos adultos, ao longo da vida, tendo em vista a respetiva certificação.

Em Arruda dos Vinhos o Centro Qualifica estará habilitado a desenvolver processos de RVCC na vertente profissional e de dupla certificação (Profissional + Escolar 3.º ciclo ou secundário), com base nos referenciais de RVCC do Catálogo Nacional de Qualificações.

O RVCC Escolar visa a melhoria dos níveis de certificação escolar dos adultos que não possuam o nível básico ou secundário de escolaridade. Este processo permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes da experiência adquirida em contextos não formais e informais ao longo da sua vida. A certificação obtida através deste sistema é igual à atribuída nas outras vias e permite o prosseguimento de estudos.

Os adultos que não possuem qualificação na sua área profissional podem também ingressar num processo de RVCC Profissional. Este sistema possibilita reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências profissionais resultantes da experiência adquirida em diferentes contextos ao longo da vida. A certificação obtida através deste sistema permite não só a valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento para percursos de formação de nível subsequente.

A quem se destinam:
Os processos de RVCC destinam-se a adultos (caso tenham idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, só poderão realizar um processo RVCC se tiverem no mínimo 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social).
O acesso a este processo não exige habilitação escolar mínima.

Duração:
Profissional: aproximadamente 4 meses
Dupla Certificação: aproximadamente 9 meses

Certificação:
Após prova de avaliação, a certificação é comprovada mediante a emissão de um certificado de qualificações e de um diploma, a emitir pela entidade promotora do Centro Qualifica.

MAIS INFO: http://www.cm-arruda.pt/certificacaodecompetenciasarrudadosvinhos

Se pretende completar o 9.º ou 12.º ano, ou obter certificação profissional, esta poderá ser a sua oportunidade.

Inscrições: Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos – Gabinete de Apoio ao Executivo Municipal 

gaem@cm-arruda.pt

263 977 030

- PUB -

EM DESTAQUE