14.6 C
Sintra
Terça-feira, Março 2, 2021
Início Municípios Amadora Amadora: Festas da Cidade 2020

Amadora: Festas da Cidade 2020

Festas da Cidade da Amadora em 2020 adaptadas à COVID-19

PUB

Para comemorar o seu 41º aniversário, o município da Amadora reinventou as festas da cidade de modo a adaptar-se a esta nova realidade condicionada pela COVID-19.

A Amadora celebrou sempre a diversidade cultural e as suas diferentes expressões artísticas, com muitos convidados e uma vasta programação, promovendo o contacto com a cultura local e nacional, proporcionando experiências gastronómicas, culturais e de lazer.

Arte, exposições, passeios de comboio, concertos de música, parque de diversões, eventos desportivos, recitais de poesia, espetáculos de dança e teatro, a festa do livro e feira dos sabores… dez dias de celebração, com um novo mundo para descobrir a cidade, que fazia as honras da casa, recebendo em festa famílias e amigos.

De modo a evitar a concentrações de pessoas, mesmo em espaços públicos a céu aberto, pela boa adesão de que eram alvo os eventos mais simbólicos como os concertos de rua e as festas do movimento associativo, que mobilizavam pessoas de todo o país, numa grande celebração da cultura popular, somos obrigados a repensar a programação e apostar em formatos mistos que permitam uma menor concentração de pessoas, com acessos controlados e um maior alcance pela via digital.

Sessão Solene, com convite a personalidades e presença do Executivo, salvaguardando o distanciamento social, com transmissão em direto para os canais e redes sociais da autarquia.

Exposição “A Cidade que não existia”, de Alfredo Cunha, reúne conjunto de fotografias da Amadora dos anos 70 à atualidade. No interior e exterior da Galeria Municipal Artur Bual, de 11 de setembro a 15 de novembro, com núcleos previstos na Estação da CP da Amadora e na Estação de Metro Amadora-Este. Paralelamente à exposição, prevê-se lançamento de livro, com o mesmo título, dedicado à história recente do Município, que inclui capítulo especial que documenta a realidade que se vive na Amadora, devido à pandemia COVID-19. A exposição será inaugurada no dia 11 de setembro, após a Sessão Solene.

Pela sua natureza de fruição, o projeto Conversas na Rua promove a expressão artística nos espaços públicos da Cidade, através de intervenções murais, tendo por objetivo requalificar a paisagem urbana, incentivar a prática artística, sensibilizar a comunidade local para a preservação do espaço público e promover o turismo cultural no município. Iniciado em 2015, foram realizadas, até à data, 26 intervenções artísticas, da autoria de 20 artistas plásticos portugueses, estando previstas para este ano 8 intervenções entre as quais como é tradição a participação de ODEITH.

Exposição “A Ferro e Fogo: A SOREFAME E A COMETNA”, prevista para o próximo mês de setembro, no primeiro piso do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira e num percurso pedonal contíguo a este equipamento cultural no Parque Aventura. Esta mostra pretende dar a conhecer a história destas duas empresas, cujo legado constitui uma das vertentes mais importantes do Património Industrial do Município, ambas com projeção a nível internacional, participaram na construção de grandes empreendimentos hidroelétricos, ferroviários e industriais, entre outros, que marcaram o crescimento do país na segunda metade do século XX.

No âmbito do desporto, o Torneio Comemorativo do Aniversário da Cidade da Amadora em Ténis (organização do Clube de Ténis da Amadora) e o 32º Passeio de Cicloturismo Estrelas da Amadora (organização técnica do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora) realizar-se-ão de acordo com as normas de segurança e proteção necessárias.

Atendendo à conjuntura atual, não se realizam os tradicionais concertos ao ar livre, Festa do Livro, Festival de Folclore, Dia do Alentejo, Festival de Bandas Filarmónicas e o Desfile de Fanfarras de Bombeiros.

Em 2021, contamos regressar à programação de espetáculos ao ar livre com a participação massiva dos amadorenses e de todas as pessoas que amam a Amadora.

- PUB -

EM DESTAQUE

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

Arruda dos Vinhos lança o PALA: Programa de Apoio Local ao Arrendamento

Tendo em consideração o número de pedidos de apoio associados aos encargos mensais tidos com despesas de habitação, o Município de Arruda...

Video-conferência: A leitura em suporte de papel e em digital

O que retemos quando lemos em papel e em digital?  Os  nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que...

Abertas candidaturas para dois concursos na área do Turismo

O Turismo Centro de Portugal comunica que estão abertas, até dia 15 de março, candidaturas para dois concursos na área do Turismo,...