14.6 C
Sintra
Terça-feira, Março 2, 2021
Início Notícias Saúde Covid-19 | Como proteger-se nas idas às compras

Covid-19 | Como proteger-se nas idas às compras

Seja prudente ao ir ao Supermercador, proteja-se!

PUB

A Direção-Geral da Saúde disponibilizou um conjunto indicações a seguir antes e durante as idas a mercearias e a grandes superfícies, que reforçam a importância das boas práticas de higiene e segurança para prevenir a Covid-19.

A ida ao supermercado é inevitável e essencial mas deve dar lugar a várias precauções, além de uma consciente orientação para o consumo, planeamento e compra de alimentos.

Nas idas às compras devem ser asseguradas todas as precauções para minimizar o risco de infeção para si e para os outros, nomeadamente: 

  • Evite o manuseamento dos alimentos, a não ser para os colocar no carinho de compras;
  • Cumpra as distâncias de segurança, se o espaço não permitir (a distância) utilize uma máscara;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;
  • Higienize adequadamente as mãos antes e depois da ida às compras;
  • Adote as medidas gerais de etiqueta respiratória (não use as mãos ao tossir ou espirrar, u um lenço de papel ou o antebraço).

A Direção-Geral da Saúde adverte também para verificar e cumprir a lista de compras: optar por alimentos que tenham um prazo de validade maior, alimentos de elevado valor nutricional e assegurar a compra de alimentos frescos (fruta e hortícolas).

Numa situação de isolamento, é importante garantir a disponibilidade de alimentos que permita assegurar as necessidades alimentares por um período mais longo de tempo, sendo a otimização do momento de ida aos supermercados essencial para evitar deslocações frequentes às compras.

A compra responsável, nas quantidades adequadas e sem exageros, é essencial neste período.

- PUB -

EM DESTAQUE

Arruda dos Vinhos lança o PALA: Programa de Apoio Local ao Arrendamento

Tendo em consideração o número de pedidos de apoio associados aos encargos mensais tidos com despesas de habitação, o Município de Arruda...

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

Município de Sintra emite esclarecimento sobre licenciamento de edificações pré-fabricadas, casas de madeira e afins

A Câmara Municipal de Sintra informa aos interessados que pretendam instalar edificações pré-fabricadas, que todas estas construções e ocupações do território carecem...

Torres Vedras: terrenos municipais foram reconvertidos com a plantação de espécies autóctones

Terrenos municipais anteriormente ocupados por eucaliptos e outros que se encontravam incultos foram reconvertidos, com a plantação de espécies de árvores autóctones,...