20.5 C
Sintra
Domingo, Maio 16, 2021
Início Europa Observar os esgotos para entender a propagação da Covid-19

Observar os esgotos para entender a propagação da Covid-19

Úteis na analise de bactérias e parasitas, podem agora ajudar também no caso deste novo coronavírus

PUB

Cientistas holandeses alegam ter descoberto indícios do novo coronavírus nas águas residuais da cidade de Haarlem, na Holanda, antes dos primeiros casos de Covid-19 terem ali sido registados no início de março.

Com escassas ferramentas para estudar a origem e a propagação da pandemia, os esgotos, habitualmente úteis na analise de bactérias e parasitas, podem agora ajudar também no caso deste novo coronavírus.

Ana Maria Husman, da agência de Saúde Pública e Ambiente da Holanda (RIVM), explica-nos que “o que podemos conseguir com a observação dos esgotos é perceber os fluxos ao longo do tempo para, a partir da primeira introdução da doença no pais, tentarmos perceber a propagação do vírus.”

A monitorização da rede de esgotos serve como primeiro sistema de alarme. O vírus é detetado nas águas residuais antes de as pessoas apresentarem sintomas.

Não é um processo perfeito, mas tem resultados e permite perceber a propagação da doença.

Nos países mais desenvolvidos, a capacidade de testar é mais apertada, mas os laboratórios internacionais podem ajudar no combate a esta nova doença ainda incurável

O professor Frank Aarestrup, chefe de pesquisa em epidemiologia genómica da Universidade Técnica da Dinamarca, mostra-nos outra forma de monitorização da Covid-19 ja em curso: “a possibilidade de enviar as amostras para uma unidade central onde podem ser analisadas”.

“Não é tão rápido como se fosse feito logo no local da recolha, como seria o ideal, mas é ainda assim exequível enviar amostras de várias partes do mundo para um laboratório central as analisar e conseguir um quadro decente da atual situação mundial”, defende Frank Aarestrup.

O controlo das águas residuais revela-se importante para cientistas e investigadores porque permite encontrar informação valiosa e precisa sobre todos os tipos de bactérias, parasitas e doenças, como a Covid-19.

- PUB -

EM DESTAQUE

Basílio Horta vai licitar veículo Biblioteca Itinerante de Sintra como lixo

A Câmara Municipal de Sintra anunciou que vai realizar no dia 28 de maio, às 10h00, no Palácio Valenças em Sintra, uma...

Renovação automática do Cartão de Cidadão com entrega em casa

A partir do passado dia 5 de Maio 2021, os cidadãos vão receber, em casa, a carta PIN com as instruções para...

Projecto: Sobral + Ambiente, Reciclar = Ajudar

O Município de Sobral de Monte Agraço tem vindo a desenvolver iniciativas de caráter ambiental, promovendo a reciclagem e o correto tratamento...

Denunciar o furto de energia elétrica

Constitui violação do contrato de fornecimento de energia elétrica qualquer procedimento fraudulento suscetível de falsear a medição da energia elétrica consumida ou...