14.8 C
Sintra
Quinta-feira, Maio 6, 2021
Início Notícias Ambiente Sessões de Sensibilização no âmbito da Floresta Segura em Torres Vedras

Sessões de Sensibilização no âmbito da Floresta Segura em Torres Vedras

Município de Torres Vedras, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e GNR juntos na sensibilização para a Floresta Segura

PUB

A Câmara Municipal de Torres Vedras, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e GNR – Núcleo de Proteção Ambiental promovem sessões de sensibilização em todas as freguesias do concelho, entre as quais:

Próximas datas:

Para mais informações consulte a Lei nº76/2017 de 17 de agostoDecreto-Lei nº10/2018 de 14 de fevereiro, Lei nº 71/2018 de 31 de dezembro, ou contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil | Gabinete Técnico Florestal, através do número 261 320 764 ou do email gtf@cm-tvedras.pt

A Saber

No meio rural, por vezes as habitações encontra-se completamente envolvidas por vegetação. Criar uma Faixa de Gestão de Combustíveis (FGC) no terreno envolvente à sua edificação é a sua melhor proteção.

Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos à volta de edifícios inseridos no espaço rural são obrigados a proceder à gestão da vegetação.

Eliminando material inflamável à volta da sua casa cria um espaço de segurança:

  • Corte e remova a vegetação herbácea e arbustiva numa faixa de 50 metros de edificações isoladas e 100 metros das localidades.
  • Remova as árvores necessárias de modo a deixar um intervalo entre copas contiguas de 4 metros no mínimo, exceto nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto cuja distância entre copas deve ser no mínimo 10 metros.
  • As copas das árvores e arbustos tem de estar distanciados mais de 5 metros dos edifícios.
  • Desrame as árvores 4 metros acima do solo (para árvores inferiores a 8 metros desrame 50% de altura).
  • Mantenha a lenha, madeira, sobrantes de exploração agrícola ou florestal ou resultantes da desmatação (lenha, folhagem, ramos, palha, etc.) fora da FGC.
  • Remova as ervas secas, folhas mortas, caruma dos pinheiros e ramos que se encontram no chão, na cobertura dos edifícios, caleiras, algerozes e passadiços de madeira.
  • Não é exigido o corte de árvores de fruto.

- PUB -

EM DESTAQUE