17.5 C
Sintra
Quinta-feira, Junho 17, 2021
Início Notícias Ambiente Projecto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar” quer sensibilizar os...

Projecto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar” quer sensibilizar os sintrenses

Novos projectos de sensibilização ambiental promovidos pelo Município de Sintra

PUB

Estão abertas as inscrições para participar nos projetos de educação e sensibilização ambiental “O que Cai ao Chão Cai ao Mar” e “O Mar Começa Aqui”.

Ambos os projetos estão associados ao gesto simbólico da realização, por parte de escolas e associações do concelho, de pinturas junto a sarjetas e sumidouros, contendo as frases “O Mar Começa Aqui” e “O que Cai ao Chão Cai ao Mar”, com o objetivo de alertar a população para os efeitos nefastos da poluição dos recursos hídricos e para as consequências graves que derivam do arremesso para o chão de lixos, como por exemplo: embalagens descartáveis; beatas de cigarro; copos de plástico e outros objetos de pequena dimensão, que são arrastados pelo vento e chuva para os sumidouros ou sarjetas e levados pelas linhas de água até ao mar.

As sarjetas e sumidouros efetuam o escoamento das águas pluviais e não possuem na sua constituição filtros para impedir a entrada de lixos responsáveis pela contaminação das linhas de água e consequentes alterações nos ecossistemas terrestres e aquáticos, com graves repercussões na biodiversidade, na qualidade dos recursos hídricos e na cadeia alimentar dos seres vivos.

Sintra, lugar onde a sustentabilidade ambiental e valorização do território ocupa as prioridades da Autarquia, lança o desafio a todas as escolas e associações do concelho, para participarem na dinamização destes projetos ambientais e passar a mensagem de alerta para a necessidade de todos assumirmos o compromisso de preservação e defesa do ambiente bastando, muitas das vezes, um pequeno gesto nas nossas rotinas diárias para encurtar a distância que ainda persiste entre a realidade atual e a qualidade ambiental que desejamos.

A implementação de estratégias de educação e sensibilização ambiental, estimulam a criatividade e o espírito de cidadania pró-ativa da comunidade em prol da sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida de todos os que residem, trabalham e visitam Sintra.

A participação nestes projetos pode ser requerida por escolas e associações do concelho mediante inscrição prévia, sendo o material e o acompanhamento das ações necessários à sua execução assegurados pela Câmara Municipal de Sintra e pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra.

O projeto “O que Cai ao Chão Cai ao Mar” é  promovido pelo Município de Sintra, enquanto que o “O Mar Começa Aqui”, está enquadrado no projeto nacional Eco Escolas da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e dinamizado com a parceria da Câmara Municipal de Sintra.

Para aderir ao projeto selecionado efetue a sua inscrição através do formulário online:

FORMULÁRIO

- PUB -

EM DESTAQUE

Alto da Vigia foi classificado como Sítio de Interesse Público

O Sítio Arqueológico do Alto da Vigia, em Colares, foi classificado pelo Ministério da Cultura, através da Portaria n.º 198/2021, como Sítio de Interesse...

Colóquio – A Arte do Falso

O gradual abrandamento das medidas de confinamento impostas pela pandemia que vivemos, permite a reabertura da Exposição a “Arte do Falso” patente no...

Árvores de Fruto: poda e formação da planta

Para todas as árvores de fruto há necessidade da realização da poda de formação, inicial, e das podas seguintes, de modo a...

Município do Cadaval assina memorando para candidatura conjunta do Geoparque Oeste

O Cadaval foi um dos seis municípios que, no passado dia 27, assinaram, na Lourinhã, o Memorando de Entendimento, a par do...