11.6 C
Sintra
Quarta-feira, Março 3, 2021
Início Agenda Visitas e Roteiros Visita orientada ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Visita orientada ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Inscrições abertas para a iniciativa promovida pelo Município de Amadora

PUB

No dia 29 de fevereiro (sábado), entre as 15h00 e as 17h30, o Museu Municipal de Arqueologia promove uma visita orientada ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, com a arqueóloga Gisela Encarnação.

Com origem no século XVIII, os moinhos de vento da Amadora, construídos com pedra da região, fazem parte do imaginário da cidade. Esta iniciativa pretende recordar um período valioso da história deste território e o seu património molinológico. Nesta visita será possível conhecer a constituição e o modo de funcionamento dos antigos moinhos, e a importância que esta atividade tinha na economia local.

Participação gratuita.
É necessária inscrição prévia, até dia 27 de fevereiro.

Núcleo Museológico do Moinho do Penedo
O Núcleo Museológico do Moinho do Penedo localiza-se na freguesia da Mina de Água e é o único moinho de vento do concelho disponível para visitas ao público.
Foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, com dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. A entrada e as janelas são constituídas por pedra calcária e no seu interior podemos observar os arganéis que serviam para fixar o capelo.
Os moinhos de vento marcam até aos nossos dias a paisagem da cidade da Amadora, hoje, na grande maioria, ruínas, são a prova da existência de uma forte atividade moageira que marcou outrora a região: a chamada Cintura Moageira Pré-industrial de Lisboa.
Este complexo composto por mais de uma centena de Moinhos de Vento chegou a produzir 21.000 a 32.200 toneladas de farinha por ano, que se destinava sobretudo a suprir o grande défice de pão que existia na capital.

– Realizam-se visitas guiadas a grupos organizados mediante marcação.
– No âmbito do projeto “Escola Aberta do Património”, são realizadas visitas guiadas para o restante público.

Mais informações e inscrições:
Museu Municipal de Arqueologia
Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira – Núcleo Sede: Parque Aventura, Beco do Poço – Falagueira-Venda Nova – 2700 Amadora
Telefone: +351 214 369 090 | E-mail: museu.arqueologia@cm-amadora.pt
GPS: 38.764556, -9.230205

- PUB -

EM DESTAQUE

Formação gratuita: Laboratório de mediação leitora

Local: Plataforma online ZoomDestinatários: Professores, educadores e adultos mediadores Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças...

INVADE! Concurso de Micro-Metragens: inscrições abertas

Se te interessas por vídeo e imagem faz uma micro-metragem, mesmo sem sair de casa! Envia até 21 de...

Arruda dos Vinhos lança o PALA: Programa de Apoio Local ao Arrendamento

Tendo em consideração o número de pedidos de apoio associados aos encargos mensais tidos com despesas de habitação, o Município de Arruda...

Futuras instalações da Escola do Património de Sintra na antiga fábrica da Melka

Foi aprovada, em reunião de executivo, a abertura de concurso público para adaptação da antiga fábrica da Melka para as instalações definitivas...