16.7 C
Sintra
Domingo, Agosto 1, 2021
Início Agenda Educativo Oficina literária explora obra “O Sino” de Iris Murdoch

Oficina literária explora obra “O Sino” de Iris Murdoch

Oficina literária Comunidade de Leitores – Literatura no Feminino, realiza-se no dia 17 de fevereiro (segunda-feira), pelas 18h00 e será dedicada à obra “O Sino”, de Iris Murdoch.

PUB

A próxima oficina literária Comunidade de Leitores – Literatura no Feminino, realiza-se no dia 17 de fevereiro (segunda-feira), pelas 18h00 e será dedicada à obra “O Sino”, de Iris Murdoch.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, que pretende fomentar a leitura de obras escritas por mulheres, de épocas e países diferentes.

Estas oficinas são dinamizadas pela professora Marina Gomes Lopes e realizam-se uma vez por mês.


Participação gratuita | Inscrição obrigatória.

Sinopse |Comunidade de Leitores – Literatura no feminino
«Em 1929,Virgínia Woolf escrevia que “qualquer análise da escrita feminina, por mais superficial, levanta um sem-número de questões” e uma questão que se impunha era porque não escreveram as mulheres de forma contínua antes do século XVII? Pelos vistos, a resposta a essa pergunta tem sido, nos últimos tempos, mais ficção escrita por mulheres. Será este aspeto importante e significativo para nós enquanto leitores?
Com este novo ciclo da Comunidade de Leitores, selecionámos um conjunto de obras de diversas escritoras-mulheres, publicadas no decurso de cinco séculos, em diferentes países, procurando, através dessa viagem, descobrir o universo particular de cada uma, desde Madame de La Fayette a Teresa Veiga, passando por Iris Murdoch, Agustina de Bessa-Luís, entre muitas outras.
Com o contributo de todos os que participarem, ainda que possamos não vir a acentuar a questão que orientou o critério de seleção e organização da proposta de leituras apresentada, descobriremos, através das obras selecionadas, a voz singular de cada uma das escritoras que marcou o pensamento da sua época e que nos poderá dar outro olhar sobre o nosso próprio tempo e situação. Será sempre este último um dos valores da escrita e da literatura».

Sobre | Marina Gomes Lopes
Marina Gomes Lopes, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, com mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, é professora de Português, tendo, ao longo destes anos, desenvolvido, com os seus alunos, diversos projetos de escrita e de leitura.

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt

- PUB -

EM DESTAQUE