20.9 C
Sintra
Domingo, Agosto 1, 2021
Início Notícias Sociedade 2020 é o Ano Municipal da Juventude em Sintra

2020 é o Ano Municipal da Juventude em Sintra

Sintra é o segundo município do país em população jovem

PUB

A Câmara Municipal de Sintra promove ao longo do ano de 2020 um conjunto de iniciativas descentralizadas, que envolvam as associações juvenis, associações de estudantes, os grupos informais de jovens, através da participação, pondo em evidência as suas realidades, as suas necessidades e anseios, permitindo igualmente dar visibilidade e valorizar a dimensão coletiva que congrega os jovens em torno de manifestações de participação culturais e artísticas.

Durante a apresentação, com a presença de dezenas de jovens, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, começou por mencionar que “no ano municipal da juventude o palco é vosso, vão ser os atores e realizadores do vosso ano que terá três fases, primeira fase é a auscultação, queremos ouvir-vos, as vossas ideias, sugestões, a segunda é a participação e a terceira a realização ou execução, é isto que temos de fazer, o que é melhor para vocês”.

Basílio Horta sublinhou que a “Câmara de Sintra, assumiu como prioridade, na área da educação, a requalificação e melhoramento das condições das escolas do concelho, não podíamos conviver sabendo que havia escolas onde chovia lá dentro, com pavilhões em deploráveis condições para a prática desportiva e cozinhas sem as mínimas condições, a requalificação das escolas é nosso dever”.

Por fim, o autarca relembrou que Sintra é o segundo município do país em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos.

Durante este ano pretende-se desenvolver uma política local dirigida aos jovens a partir do conhecimento da realidade e da condição dos jovens do concelho e criar condições para a participação dos jovens ao nível local e garantir espaços e oportunidades para o exercício da cidadania.

Este programa valoriza a dimensão coletiva, dando lugar a manifestações culturais e artísticas em diversas vertentes, como festivais de música, dança, concurso de dança, desporto, gaming, entre outros, que mostrem aos munícipes jovens que Sintra tem respostas para eles, como o evento dos dias 24,25 e 26 de janeiro na Antiga Fábrica da MELKA.

A apresentação terminou com um momento de dança e outro musical com a performance pelo grupo de dança da Escola Secundária Ferreira Dias e com a cantora Marta Pinto e o guitarrista Lucas Mirovski.

- PUB -

EM DESTAQUE