11.6 C
Sintra
Quarta-feira, Março 3, 2021
Início Notícias Cultura Mais de 200 iniciativas nas comemorações dos 25 anos de Património Cultural...

Mais de 200 iniciativas nas comemorações dos 25 anos de Património Cultural de Sintra

Sintra foi classificada Património Mundial na categoria “Paisagem Cultural” a 6 de dezembro de 1995

PUB

Foi no Palácio Nacional de Queluz que se assinalou o início das comemorações e a apresentação do programa cultural de Sintra para os 25 anos da elevação a Património Mundial para todo o ano de 2020.

Música, teatro, dança, exposições, cinema, recriações históricas, festas e feiras, conferências e cinema, são algumas das propostas que têm lugar de destaque em Sintra durante 2020.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisou que um dos objetivos principais da autarquia é a descentralização cultural, “levando a cultura aos lugares onde as pessoas vivem, onde as pessoas estão”. O programa destas celebrações está repleto de eventos culturais onde se destacou mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, mais de uma dezena de conferências e oito novas exposições.

A autarquia prevê que cerca de 3 milhões de pessoas participem nas mais de 200 iniciativas e eventos das comemorações.

O programa tem por objetivo apresentar a diversidade das manifestações culturais do concelho, onde vivem mais de 400 mil pessoas e, simultaneamente, reafirmar a riqueza do património deste lugar e a sua inquestionável marca na história local, nacional e mundial.

Sintra foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro local inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal deste lugar e paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica no tempo.

Estas comemorações são promovidas pela Câmara Municipal de Sintra, Parques de Sintra Monte da Lua e Fundação Cultursintra.

- PUB -

EM DESTAQUE

Torres Vedras: terrenos municipais foram reconvertidos com a plantação de espécies autóctones

Terrenos municipais anteriormente ocupados por eucaliptos e outros que se encontravam incultos foram reconvertidos, com a plantação de espécies de árvores autóctones,...

Video-conferência: A leitura em suporte de papel e em digital

O que retemos quando lemos em papel e em digital?  Os  nativos digitais leem melhor em digital que os seus pais? Que...

Arruda dos Vinhos dá acesso gratuito a mais de 7000 publicações online

Os utilizadores da Biblioteca Municipal de Arruda dos Vinhos já podem usufruir do serviço PressReader, plataforma digital que disponibiliza, gratuitamente, jornais e...

Formação gratuita: Laboratório de mediação leitora

Local: Plataforma online ZoomDestinatários: Professores, educadores e adultos mediadores Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças...